Vendas de cervejas especiais no verão chegam a saltar 18%

Leia em 4min 20s

Temperaturas que chegam a 37 graus e sensação térmica de até 40 graus. Assim tem sido os dias dos mineiros. No fim do expediente, poucos resistem à famosa "loira gelada". O momento chama a atenção para o crescimento da produção e do consumo das cervejas especiais - bebidas com preparo e ingredientes diferenciados e produção menor em relação às grandes marcas.

 

De acordo com o Sindicato das Indústrias de Cerveja e Bebidas em Geral do Estado de Minas Gerais (Sindbebidas), são produzidos 6,5 milhões de litros de cervejas e chopes especiais por mês no Estado. Um crescimento de 26% em 2010 sobre 2009. No entanto, é durante o verão que o aumento do consumo chama mais a atenção: aproximadamente 18% em relação aos meses normais.

 

Os estabelecimentos comerciais confirmam as estatísticas, como é o caso do Royal Empório, localizado no Mercado Distrital do Cruzeiro, na região Centro-Sul de Belo Horizonte, que registrou incremento de 15% nas vendas das cervejas especiais nos últimos três meses. "As cervejas do tipo pilsen e weiss, à base de trigo e com baixa fermentação, são as mais procuradas devido à sensação de frescor que proporcionam", afirmou o gerente de vendas do Empório, Frederico Rubinger.

 

Com características que chamam a atenção, como formatos diferenciados de garrafas, possibilidade de novos sabores, cores e aromas, as artesanais têm se tornado um produto nobre entre apreciadores de cervejas. Na Royal Empório - loja especializada na venda de vinhos, cervejas especiais, queijos, entre outros - são aproximadamente 50 rótulos e 36 tipos diferentes de cervejas especiais. Rubinger afirma que existem marcas, como a Eisenbahn, que possuem até 11 tipos diferentes de sabores. O boom do mercado, há dois anos, estimulou que o estabelecimento aumentasse o número de rótulos de 18, em 2009, para 50, em 2010, sendo 21 nacionais.

 

"Nosso investimento em novos tipos e rótulos de cervejas especiais refletiu diretamente no aumento de 23% nas vendas dessas bebidas em 2010 em relação ao ano anterior. Percebemos, também, um aporte maior das micro-cervejarias em qualidade e em novos rótulos. Identificamos, ainda, oportunidades devido à grande procura e investimos em degustação e propaganda", destacou o gerente. Atualmente são oito microcervejarias estabelecidas na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH) e em Uberlândia, no Triângulo Mineiro, e duas outras em fase de construção em Juiz de Fora, na Zona da Mata. Para 2011, o Sindbebidas prevê um crescimento de 34%.

 

Kits de presentes - Rubinger explica que "normalmente os consumidores experimentam por curiosidade e acabam se apaixonando pelas opções de cor, sabor e teor alcoólico". As cervejas especiais são também uma possibilidade de presentes. Segundo ele, é cada vez mais comum a procura de kits e cestas de cerveja. "Natal e aniversários são datas que registram muita procura pelas especiais, uma vez que são opções diferenciadas", observou.

 

Desde cestas, kits, taças e até abridores, o universo é amplo para quem busca presentes criativos e personalizados, incluindo os barris de 5 litros, também sucesso na Royal Empório, onde existem seis tipos diferentes, com valores a partir de R$ 45. Já as cestas podem ser montadas com diferentes produtos, a partir de R$ 60 com cervejas nacionais e a partir de R$ 80 com importadas. Six packs nacionais (kit com seis cervejas 600 ml) são encontrados a partir de R$ 26. A garrafa long neck a R$ 5,70, e a 600 ml a R$ 4,30. As cervejas sem álcool são também muito procuradas, com destaque para a isotônica, que repõe os sais minerais. São quatro rótulos registrados, entre nacionais e importados.

 

Para 2011, Rubinger prevê crescimento entre 20% e 25% nas vendas. "Ações como degustação e inclusão de mais rótulos nacionais e internacionais irão atender a demanda e garantir a expansão."

 

Bares e choperias - O público em bares e choperias também incrementa a demanda por este tipo de produto durante o verão. Na Exclusivo Choperia, que oferece no cardápio três opções de chope artesanal da Krug Bier e cerveja Áustria, essas bebidas têm saída 19% maior no calor em relação a outros períodos do ano. "Além do clima, o verão agrega diversos fatores favoráveis como férias, horário diferenciado e até mesmo o recomeço dos campeonatos de futebol, que contribuem para incrementar a demanda dos clientes, que têm o chope e a cerveja como preferidos para se refrescar. A expectativa é vender cerca de 15% a mais em litragem de chope se comparado ao mesmo período do ano passado, disse o sócio-proprietário da Exclusivo, Luciano Braga.

 

O empresário ressalta que para aproveitar por completo a bebida, alguns fatores são importantes, como a temperatura de conservação e até a taça, que proporciona a percepção ideal do paladar e aroma das bebidas. "Todos esses detalhes passam despercebidos se não houver um profissional apto a indicar ou servir da maneira correta que algumas variedades do produto exigem."

 

Veículo: Diário do Comércio - MG


Veja também

Governo quer aumentar impostos da cerveja

Elevação deve atingir também refrigerantes   Cervejas e refrigerantes poderão ficar m...

Veja mais
Crise irlandesa abala um ícone do país, a cerveja Guinness

A crise econômica não está destruindo apenas os bancos irlandeses, ela também está der...

Veja mais
Ducoco terá fábrica de água de coco na Bahia

A cearense Ducoco Alimentos vai inaugurar em abril sua terceira fábrica de água de coco e a primeira na Ba...

Veja mais
Schincariol fatura R$ 5,7 bi e reduz investimentos

A cervejaria Schincariol trocou a polêmica modelo americana Paris Hilton pela cantora brasileira Sandy, que quer d...

Veja mais
Pepsico investe para ampliar presença no mercado de bebidas do País

A Pepsico, quarta maior fabricante de alimentos e bebidas no mundo, pretende expandir sua atuação no segme...

Veja mais
Sede

As vendas de água e cerveja neste Carnaval devem ser superiores às de 2010, de acordo com a Nielsen."O cal...

Veja mais
Bebidas: Empresas negociam impostos com Receita

Depois de dois anos sem aumento de impostos, o setor de bebidas frias (cerveja, refrigerantes e água mineral) rec...

Veja mais
Diageo investe em uísque

O uísque Johnnie Walker, da companhia britânica Diageo, anunciou o maior investimento de marketing da hist&...

Veja mais
Selinho na lata de cerveja

O Grupo Petrópolis, que produz a cerveja Itaipava, entrou semana passada com uma petição na 34ª...

Veja mais