Schincariol fatura R$ 5,7 bi e reduz investimentos

Leia em 2min

A cervejaria Schincariol trocou a polêmica modelo americana Paris Hilton pela cantora brasileira Sandy, que quer deixar de ter fama de "certinha" e passa a ser a garota-propaganda da Devassa. A estratégia é fazer com que a marca ganhe espaço no Sudeste, onde a marca Skol, da Ambev, é líder.

 

No Rio, a Devassa, apesar de ser um marca carioca, como faz questão de lembrar o diretor de marketing da Schincariol Luiz Claudio Taya, não ultrapassa 1% do mercado. Além da Skol, há a Itaipava, da cervejaria Petrópolis.

 

A Schincariol prevê crescer 15% em 2011, a mesma taxa alcançada em 2010. O avanço é compatível com o que se espera para a média do mercado. "Se Devassa ganhar um ou dois pontos, é para se comemorar", diz uma fonte da empresa.

 

Em 2010, o faturamento do grupo foi de R$ 5,7 bilhões. Neste ano, a fabricante de bebidas planeja investir R$ 600 milhões, a maior parte em ampliação de fábricas. Apesar de representar uma queda de 40% em relação ao ano anterior, o vice-presidente da companhia, Gilberto Schincariol, explica que a redução se trata, na verdade, de uma readequação ao nível usual de investimentos, já que em 2010 foi necessário acelerar os investimentos, pois a empresa não havia ampliado seu parque nos dois anos anteriores.

 

Mas enquanto enfrenta a concorrência no Sudeste, no Nordeste a Schincariol passa por outro dilema. Lá, a marca Nova Schin é líder de mercado e, com a chegada de Devassa, o risco é canibalização das marcas. Por isso, o plano é ter diferentes preços para diferentes mercados. No Sudeste, a cerveja é vendida por valores que ficam entre os da Skol e da Brahma. No Nordeste, ela é mais cara que a Skol e é vendida no segmento premium.

 

Paris Hilton ficou um ano como garota-propaganda da Devassa. "A gente não quer personificar a marca. Não quer ficar atrelado a uma única pessoa", diz Taya. O tema da campanha é "todo mundo tem um lado devassa". Sandy, que até descoloriu o cabelo para ficar loira, revelou o dela: "Quando estou entre amigos, gosto de falar alto e cantar em cima da mesa".

 


Veículo: Valor Econômico


Veja também

Crise irlandesa abala um ícone do país, a cerveja Guinness

A crise econômica não está destruindo apenas os bancos irlandeses, ela também está der...

Veja mais
Ducoco terá fábrica de água de coco na Bahia

A cearense Ducoco Alimentos vai inaugurar em abril sua terceira fábrica de água de coco e a primeira na Ba...

Veja mais
Pepsico investe para ampliar presença no mercado de bebidas do País

A Pepsico, quarta maior fabricante de alimentos e bebidas no mundo, pretende expandir sua atuação no segme...

Veja mais
Sede

As vendas de água e cerveja neste Carnaval devem ser superiores às de 2010, de acordo com a Nielsen."O cal...

Veja mais
Bebidas: Empresas negociam impostos com Receita

Depois de dois anos sem aumento de impostos, o setor de bebidas frias (cerveja, refrigerantes e água mineral) rec...

Veja mais
Diageo investe em uísque

O uísque Johnnie Walker, da companhia britânica Diageo, anunciou o maior investimento de marketing da hist&...

Veja mais
Selinho na lata de cerveja

O Grupo Petrópolis, que produz a cerveja Itaipava, entrou semana passada com uma petição na 34ª...

Veja mais
Chopp Germânia prevê abrir 80 lojas e faturar 10% mais

A Chopp Germânia, fabricante de chope que conta com uma produção anual de 3 milhões de litros...

Veja mais
Conheça os refrigerantes que ganham espaço em BH

Bebidas das mais obscuras são vendidas na capital mineira    Quando você pensa em refrigerante, ...

Veja mais