A Chopp Germânia, fabricante de chope que conta com uma produção anual de 3 milhões de litros da bebida - que são comercializados nas lojas da Rede Lig Chopp e em mais de 2 mil pontos de venda (PDVs), conta hoje com 150 lojas, sendo a maioria no Estado de São Paulo, além de Mato Grosso, Minas Gerais e Paraná. A marca vem se destacando por suas estratégias comerciais e, criada há 20 anos em Vinhedo (SP), agora pretende explorar o mercado de franquias.
"Todas as lojas da rede atendem sob o sistema de concessão. Neste ano vamos abrir as primeiras franquias da Germânia. Somando-se as lojas de concessão e as franquias, nossa ideia é inaugurar cerca de 80 pontos de venda (PDV) este ano", como declara o diretor-geral da empresa, Clausius Nóbrega.
Segundo ele, "as lojas têm um trabalho fundamental, de extrema importância para a atuação da Germânia, pois além de oferecerem o delivery de diversos tipos de chope, itens e serviços complementares de acordo com o perfil da festa e das necessidades do consumidor, elas disponibilizam benefícios que visam à comodidade dos clientes".
Nas unidades há complementos como carvão, gelo, espetinhos para churrasco, copos descartáveis, locação de mesas e cadeiras e chopeiras a gelo e elétricas de variados tamanhos, as quais atendem as demandas dos consumidores. A marca afirma ter faturado em torno de R$ 10 milhões em 2010. Neste ano ela pretende incrementar este valor em 10% e chegar a R$ 11 milhões de receita.
A fábrica da Germânia conta com 6 mil m² de área construída e o modelo da empresa é o de fornecimento da bebida, chope, para bares e restaurantes - isto em um mercado que ainda é dominado pela cerveja. Com o tempo o projeto foi tomando força, as vendas da companhia para bares e restaurantes foram se ampliando e, em 1999, a Germânia passou a distribuir seus produtos em lojas que atuam sob o sistema de concessão. Criou então a Rede Lig Chopp Germânia, que conta hoje com pontos de venda espalhados por boa parte do País.
Nascimento
A empresa foi fundada por um grupo de amigos, entre eles os empresários Wadi Nussalah e Mateus Gaeta, atualmente sócios da empresa. Otimistas, seu diretor-geral, Clausius Nóbrega, informa: "Nossa rede de PDVs é hoje formada por bares, restaurantes, churrascarias, choperias, pizzarias e bufês, além de eventos que fazemos por meio de distribuidores", explica ele.
Em junho de 2010 a Germânia inovou mais uma vez e lançou-se oficialmente no mercado de franchising, disponibilizando seis diferentes modelos de franquias visando ampliar sua capilaridade e distribuição, inicialmente para o Estado de São Paulo. São três tipos de lojas que fazem a captação de pedidos para a entrega de chope em domicílio (Pop Up, Small e Big) e três tipos de quiosques (Quiosque Tradicional, Quiosque Móvel e Espetinho de Gato).
Lojas
O diretor-geral, Nóbrega, detalha como cada um destes estabelecimentos opera: "Os modelos Pop Up são ideais para shopping centers, grandes eventos, galerias e locais com forte fluxo de consumidores. Este modelo permite maior flexibilidade para a escolha do local a ser instalado, e o investimento médio nele é de R$ 25 mil". Mas há outras opções: "As lojas de rua Small têm um formato compacto e são mais adequadas para áreas com diversificada atração comercial.
O investimento médio em cada uma é de R$ 55 mil. As lojas de rua Big são indicadas para vias de grande movimentação e possuem espaço para estacionamento. Por serem maiores, permitem a venda de um amplo leque de produtos agregados ao chope, como carvão, gelo, espetinhos, entre outros. O investimento médio nestas é de R$ 96 mil".
Quiosques
Atenta ao movimento dos quiosques - locais de fácil acesso e grande fluxo de consumidores que já estão habituados a tomar a bebida da companhia - a Germânia também lançou três diferentes opções de quiosques: os dois primeiros são o Tradicional, ideal para avenidas de grande movimento, terrenos amplos, litoral e cidades turísticas com a possibilidade de estacionamento e o Móvel, modelo rebocável, montado na Alemanha e indicado a grandes feiras, eventos, festas e clubes. Para estes os investimentos iniciais vão de R$ 108 a R$ 205 mil.
E há ainda o Espetinho de Gato, uma alternativa com características distintas: "Ele reúne as vantagens dos quiosques com a oportunidade e praticidade do negócio de espetinhos. É indicado para cidades de menor porte ou bairros populares de grandes cidades, pois contempla um cardápio acessível e variado e tem no chope o grande destaque. Para o Espetinho de Gato o investimento médio é de R$ 65 mil", detalha Nóbrega.
Veículo: DCI