A cearense Ducoco Alimentos vai inaugurar em abril sua terceira fábrica de água de coco e a primeira na Bahia. Executivos da empresa apresentaram o projeto na segunda-feira ao secretário da Agricultura do Estado, Eduardo Salles. A unidade será instalada em Juazeiro, com processamento inicial de 35 mil a 40 mil frutos por dia, o que resultará em 12,5 mil litros de água de coco diariamente.
"A Bahia é o maior produtor de coco do Brasil e não temos até hoje uma grande indústria processadora para agregar valor ao nosso produto, mas essa realidade começa a ser mudada", disse o secretário.
A instalação da nova unidade, segundo prevê Salles, poderá fazer com que a área plantada de coco na região de Juazeiro - que hoje chega a mais de mil hectares - seja duplicada em menos de dois anos.
A Ducoco, que foi fundada a partir de uma plantação de coco no interior do Ceará em 1982, tem planos de expandir o módulo inicial da unidade em Juazeiro, segundo informações dadas à Secretaria de Agricultura da Bahia. O valor do investimento, entretanto, não foi divulgado. Executivos da companhia não atenderam os pedidos de entrevista do Valor.
Conforme a Secretaria, a Ducoco planeja também a implantação de um grande projeto agropecuário, com área própria de plantio de coco de mil ou 2 mil hectares irrigados. Hoje, a empresa tem sete fazendas, duas fábricas no Ceará, 1,7 mil funcionários, quatro marcas e 105 produtos. Não há estimativas de quanto o mercado de água de coco movimenta no país. Mas conforme empresas do setor, as vendas cresceram 18% em volume no ano passado.
Veículo: Valor Econômico