Em meio à crise mundial financeira na qual o maior problema tem sido a restrição ao crédito, a brasileira General Brands - uma das maiores fabricantes nacionais de refrescos em pó - detentora de 20% do mercado brasileiro no segmento, obteve junto ao banco Bradesco R$ 10 milhões para investir na ampliação da produção da sua linha de sucos prontos para beber, lançada em janeiro de 2007.
Diante da crise financeira mundial, o presidente da General Brands, Isael Pinto, afirma que o objetivo da empresa é o de se tornar uma das três maiores no segmento de sucos prontos para beber em três anos e que isso só será possível graças ao apoio recebido por meio do setor bancário.
"É muito importante dizer que não podemos reclamar de nada. Tivemos o apoio do Bradesco para que não deixarmos de produzir e investir em equipamento e também em exportação."
A categoria de suco pronto para beber fatura anualmente, no País, cerca de R$ 1,2 bilhão. Para disputar o mercado com as multinacionais, líderes do setor, a estratégia da empresa é o lançamento do suco de laranja Top Orange, com foco no segmento premium. A General Brands aposta na chegada do verão, época que favorece as vendas do segmento, para alavancar as vendas.
Em 12 meses a empresa pretende conquistar 10% do mercado brasileiro.
"Estamos verdadeiramente otimistas e isso acontece em função do que conseguimos com o setor bancário".
O presidente da empresa afirma que a General Brands não está fugindo da realidade. Para ele, a crise existe sim, mas tem que ser sanada. "Se faltar crédito, daí não tem como, faltará crédito também para as panificadoras e para os supermercados, que são nossos clientes", afirma Isael Pinto. Mas enquanto isso não acontece, os volumes de produção projetados ainda para 2008 e início de 2009 permanecem os mesmos. "O verão nos favorece muito, então temos que investir. Este é um momento de desafio e temos que suplantar o pessimismo que ronda o mercado". Segundo Isael Pinto, o planejamento de 2009 ainda está sendo elaborado.
A General Brands mantém a expectativa de fechar 2008 com um crescimento de 20% frente 2007, quando registrou um faturamento de R$ 160 milhões, 33% acima de 2006.
Atualmente, os refrescos em pó, lançados há 11 anos e que hoje são o carro chefe da empresa, representam 45% deste total. Já os sucos prontos para beber são responsáveis por 25% e, os demais produtos da empresa como, granulados, chicles de bola, cremes de chocolate e gelatinas, representam 30%.
De acordo com Isael Pinto, a meta é igualar a proporção dos refrescos em pó e dos sucos prontos para beber muito brevemente.
Em setembro deste ano a General Brands adquiriu a Beba Brasil, empresa que era controlada pela Nova América, e agregou ao seu portfólio as marcas Top Fruit, Sóprati e Frutetto.
Segundo o presidente Isael Pinto, a empresa pretende desenvolver novos produtos para atingir todas as faixas de público, que até então eram prioritariamente da classe C.
Veículo: DCI