Ainda segundo os dados do Scantrack Nielsen, a Cereser responde por 77,4% do consumo da categoria no país, mantendo a liderança absoluta no mercado.
Em 2010, foram consumidos no Brasil mais de 10 milhões de litros de sidra, nas regiões pesquisadas, fechando o ano com crescimento de 30,95%, segundo o mais novo levantamento do Scantrack, serviço de mensuração no varejo da consultoria AC Nielsen. O aumento do consumo na categoria também é confirmado pela Cereser, líder do mercado no país. A empresa registrou um crescimento de 12% no volume comercializado da família Sidra Cereser, em comparação ao mesmo período de 2009.
Segundo José Fontelles, diretor comercial da empresa, os dados, registrados entre 28 de novembro de 2010 e 2 de janeiro de 2011, período em que se concentra o maior volume de vendas da categoria, comprovam que a sidra continua crescendo independente da popularização dos espumantes. "Tanto a sidra como os espumantes são produtos destinados para celebrações, mas há espaço para ambas as categorias no mercado, porque eles atendem diferentes perfis de consumidores".
Os dados internos da Cereser revelam que ao todo foram consumidos ao longo do ano passado 14,8 milhões de garrafas, correspondente a mais de 9,77 milhões de litros de bebidas da marca. O balanço contabiliza, além da Sidra tradicional, as linhas Sabores Cereser, Cereser Zero e Cereser Sabores Sem Álcool.
O resultado obtido é 50% superior à projeção inicial da empresa que era de 8%. O crescimento, dessa vez, foi impulsionado pela linha Cereser Sabores com álcool que teve um crescimento de 22% na demanda, devido ao lançamento dos novos produtos nas opções Maracujá e Guaraná.
Sidra, a preferência nacional
Já a clássica Sidra Cereser registrou um superávit de 10% nas vendas em comparação a 2009. Foram consumidos ao longo do ano, principalmente durante o período de festas, cerca de 9,8 milhões de garrafas, equivalente a 6,47 milhões de litros de sidra produzidos pela casa.
Os resultados garantiram à Cereser a liderança no mercado de sidra. A última pesquisa do Scantrack Nielsen revela que a participação da empresa saltou de 70,5% em 2009 para 77,4% em 2010, um acréscimo de 6,9 pontos percentuais.
Para Fontelles, as vendas da linha Sidra Cereser ao longo de 2010 ganharam força com intenso trabalho de divulgação, que este ano incluiu campanhas na TV e materiais promocionais com Íris Stephanelli, além do aquecimento do consumo verificado em todo o país. "Com o aumento do poder aquisitivo, os consumidores passaram a buscar novidades com qualidade e confiança das marcas tradicionais. "Aproveitamos esse momento econômico favorável para oferecer ao público novas alternativas para brindar as festas, com a credibilidade que vem acompanhando a Cereser há 85 anos".