Segmento reúne cerca de 550 engarrafadoras no país e 40 delas estão no Estado de Santa Catarina
Com um investimento de R$ 10 milhões, o grupo Pedra Branca, que atua no segmento de construção civil, vai disputar o competitivo mercado de águas minerais em Santa Catarina. A engarrafadora - instalada na Cidade Pedra Branca, um empreendimento imobiliário que reúne residências e empresas em Palhoça, na região da Grande Florianópolis - pretende fechar os próximos 12 meses com a venda de 36 milhões de litros de água.
Segundo a diretora administrativa Nádia Costa, o crescimento da demanda por água mineral engarrafada tende a facilitar a entrada da Pedra Branca nesse segmento do setor de bebidas. De acordo com dados da Nielsen, o mercado de água mineral cresceu 18,2% em volume de vendas entre 2009 e 2010. No período, o faturamento neste segmento de bebidas teve um salto de 30,6%.
Nádia diz que estudos feitos pela Pedra Branca demonstram que há cerca de 550 engarrafadoras formais de água mineral no Brasil - 40 delas estão em Santa Catarina. O mercado é considerado competitivo porque o aqüífero que abastece a região é de boa qualidade. Entre as empresas que têm uma capilaridade maior no Estado estão a Água Mineral Imperatriz, instalada em Santo Amaro da Imperatriz, na Grande Florianópolis, e a Água Mineral Santa Catarina, que também tem extração na região.
A intenção inicial, segundo a diretora, é consolidar o mercado catarinense para, em 2012, iniciar operação nos demais Estados do Sul. A empresa aposta em uma embalagem que consome menos matéria-prima do que as concorrentes - o rótulo é adesivado e não contorna toda a garrafa como nas embalagens padrão. Outra aposta é oferecer volumes diferentes dos da concorrência, de 300 ml e 1 litro, por exemplo.
Hoje, a água Pedra Branca está em restaurantes, cafés e hotéis da região de Florianópolis e deve chegar às grande redes de varejo no segundo semestre. A empresa tem a lavra para quatro poços que estão na área da Cidade Pedra Branca, mas só está operando em um deles. Segundo a diretora, a composição da água encontrada tem PH baixo, o que deixa a água mais leve e sem o sabor terroso de alguns produtos que PH mais elevado.
A capacidade instalada da fábrica, que opera atualmente com 25 funcionários, está projetada para atender o crescimento das vendas até 2014.
Segundo a executiva, há planos de expansão da produção já no ano que vem. O projeto da Pedra Branca é expandir a atuação com uma linha de bebidas funcionais: águas com sabores, chás ou bebidas com propriedades voltadas para a prática de esportes. Segundo a diretora, também há a intenção da empresa de lançar uma linha premium.
O investimento da engarrafadora de água na Cidade Pedra Branca também tem o objetivo de fomentar a criação de um polo de negócios na região. Hoje, há cerca de 5 mil empregos diretos e 100 empresas instaladas no condomínio, que abriga um campus da Universidade do Sul de Santa Catarina (Univali) e irá receber investimentos em um centro de tecnologia e um hospital, de cerca de US$ 60 milhões.
A Cidade Pedra Branca é um investimento da família Gomes, que detém o controle, entre outras empresas, da Portobello, de revestimentos cerâmicos, e da Multilog, de logística. No local, na região da Grande Florianópolis, estão sendo construídas 11 torres em cerca de 120 mil metros quadrados.
Veículo: Valor Econômico