O vice-governador Alberto Pinto Coelho lançou, ontem, o Fórum da Cachaça de Minas, que tem o objetivo de estreitar o relacionamento entre as entidades governamentais e privadas do setor produtivo da cachaça e contribuir para a elaboração de políticas público privadas para o segmento. O evento foi realizado durante a abertura da VI Agriminas - Feira da Agricultura Familiar de Minas Gerais, na Serraria Souza Pinto, em Belo Horizonte.
A criação do Fórum da Cachaça, assim como o Fórum do Café e o Fórum do Leite, lançados recentemente pelo governador Antonio Anastasia, são compromissos de governo assumidos por Antonio Anastasia, no ano passado. A proposta é promover o crescimento organizado desses setores, de forma a gerar mais empregos de qualidade no Estado.
O vice-governador destacou a importância da agricultura familiar não só no sustento das famílias no campo, mas como uma atividade para o desenvolvimento da economia em Minas Gerais. " importante que tenhamos políticas públicas voltadas para o desenvolvimento da agricultura familiar. Certamente, com essas iniciativas e com as políticas públicas voltadas para subsidiar essa atividade tão importante, é que alcançaremos além das nossas fronteiras, com produtos de qualidade", observou.
O secretário da Agricultura, Elmiro Nascimento, afirmou que o estímulo à legalização dos produtores informais e à certificação de origem e qualidade do destilado, além da difusão de tecnologias e apoio à produção, são pontos de destaque a serem tratados pelo Fórum da Cachaça.
Minas Gerais é líder na capacidade de produção de cachaça artesanal com um volume anual de 200 milhões de litros, o equivalente a cerca de 50% da produção brasileira.
Veículo: Diário do Comércio - MG