A SABMiller, a segunda maior cervejaria mundial em volume, vai levar sua oferta de aquisição da australiana Foster's Group, no valor de 9,5 bilhões de dólares australianos (US$ 10 bilhões), diretamente aos seus acionistas. A decisão de fazer uma oferta hostil ocorre depois que o conselho de administração da Foster's rejeitou a proposta como baixa demais, em junho. O valor apresentado agora é o mesmo oferecido inicialmente.
A oferta, em dinheiro, avalia a Foster's em 4,90 dólares australianos por ação, menos qualquer dividendo a ser pago pela empresa australiana, informou a SABMiller em comunicado divulgado ontem. Em junho, a Foster's havia declarado que a oferta "subestima significativamente" a maior cervejaria da Austrália, cujas ações fecharam a 4,96 dólares australianos ontem.
"Esta é a primeira vez, ao que eu me lembre, que a SABMiller parte para uma oferta hostil", diz Trevor Stirling, analista da Sanford C. Bernstein de Londres.
A aquisição, se concretizada, será a maior já realizada pela anglo-africana SABMiller, fabricante das cervejas tipo "lager" Peroni e Castle, e lhe dará acesso a cerca de 50% do mercado de cerveja australiano, inclusive à Victoria Bitter, a mais vendida.
A companhia fez uma série de aquisições, como a da cervejaria colombiana Bavaria e a da marca Grolsch, o que lhe garantiu o segundo lugar entre as cervejarias mundiais em volume, atrás apenas da Anheuser-Busch InBev.
"A SABMiller acredita que a proposta apresentada ao conselho de administração da Foster's é atraente e deveria ser submetida aos acionistas da Foster's", disse a empresa, sediada em Londres, no comunicado. Andrew Butcher, porta-voz da assessoria em mídia externa da Foster's Butcher & Co., preferiu não comentar a oferta de compra hostil.
As ações da Foster's subiram cerca de 13% depois da apresentação original da oferta pela SAB, em 21 de junho, e chegaram a cair para 4,66 dólares australianos em 8 de agosto, em meio à turbulência do mercado mundial e diante da ausência de qualquer outra oferta de compra concorrente.
A oferta hostil é condicionada à obtenção de pelo menos 90% de todas as ações da Foster's em poder do público. A SABMiller vai custear o negócio por meio dos recursos disponíveis e pela emissão de novos títulos. A empresa britânica vai apresentar às autoridades reguladoras australianas e à Foster's uma declaração de oferta de compra. A cervejaria britânica prevê enviar essa informação aos acionistas da Foster's aproximadamente duas semanas depois que a submeter à empresa.
A oferta apresentada em 21 de junho avaliou a Foster's em 11,8 vezes os lucros antes de juros, impostos, depreciação e amortização (Ebitda) declarados pela divisão cervejeira da empresa em 2010.
Veículo: Valor Econômico