SABMiller faz oferta hostil pela Foster's

Leia em 2min 20s

A SABMiller, a segunda maior cervejaria mundial em volume, vai levar sua oferta de aquisição da australiana Foster's Group, no valor de 9,5 bilhões de dólares australianos (US$ 10 bilhões), diretamente aos seus acionistas. A decisão de fazer uma oferta hostil ocorre depois que o conselho de administração da Foster's rejeitou a proposta como baixa demais, em junho. O valor apresentado agora é o mesmo oferecido inicialmente.

 

A oferta, em dinheiro, avalia a Foster's em 4,90 dólares australianos por ação, menos qualquer dividendo a ser pago pela empresa australiana, informou a SABMiller em comunicado divulgado ontem. Em junho, a Foster's havia declarado que a oferta "subestima significativamente" a maior cervejaria da Austrália, cujas ações fecharam a 4,96 dólares australianos ontem.

 

"Esta é a primeira vez, ao que eu me lembre, que a SABMiller parte para uma oferta hostil", diz Trevor Stirling, analista da Sanford C. Bernstein de Londres.

 

A aquisição, se concretizada, será a maior já realizada pela anglo-africana SABMiller, fabricante das cervejas tipo "lager" Peroni e Castle, e lhe dará acesso a cerca de 50% do mercado de cerveja australiano, inclusive à Victoria Bitter, a mais vendida.

 

A companhia fez uma série de aquisições, como a da cervejaria colombiana Bavaria e a da marca Grolsch, o que lhe garantiu o segundo lugar entre as cervejarias mundiais em volume, atrás apenas da Anheuser-Busch InBev.

 

"A SABMiller acredita que a proposta apresentada ao conselho de administração da Foster's é atraente e deveria ser submetida aos acionistas da Foster's", disse a empresa, sediada em Londres, no comunicado. Andrew Butcher, porta-voz da assessoria em mídia externa da Foster's Butcher & Co., preferiu não comentar a oferta de compra hostil.

 

As ações da Foster's subiram cerca de 13% depois da apresentação original da oferta pela SAB, em 21 de junho, e chegaram a cair para 4,66 dólares australianos em 8 de agosto, em meio à turbulência do mercado mundial e diante da ausência de qualquer outra oferta de compra concorrente.

 

A oferta hostil é condicionada à obtenção de pelo menos 90% de todas as ações da Foster's em poder do público. A SABMiller vai custear o negócio por meio dos recursos disponíveis e pela emissão de novos títulos. A empresa britânica vai apresentar às autoridades reguladoras australianas e à Foster's uma declaração de oferta de compra. A cervejaria britânica prevê enviar essa informação aos acionistas da Foster's aproximadamente duas semanas depois que a submeter à empresa.

 

A oferta apresentada em 21 de junho avaliou a Foster's em 11,8 vezes os lucros antes de juros, impostos, depreciação e amortização (Ebitda) declarados pela divisão cervejeira da empresa em 2010.

 

Veículo: Valor Econômico


Veja também

No Chile, cerveja é o novo vinho

Nos últimos três anos, foram criadas no país 300 cervejarias artesanais e o consumo anual da bebida ...

Veja mais
Minoritários obtêm na Justiça nova vitória na disputa por Schincariol

A tomada do controle da segunda maior cervejaria do país está se tornando mais difícil do que se im...

Veja mais
Cereser traz para praia de Fortaleza Chuva de Prata Mini, vodka Kadov e sua versão Ice

O Crocobeach, um dos mais badalados bares da região, passará a servir as novidades da empresa. A aç...

Veja mais
Edição especial da Sidra Cereser marca 85º aniversário da indústria

Durante a ABAD 2011, a líder brasileira na categoria sidra celebrou o seu 85º aniversário com edi&cce...

Veja mais
AmBev aposta no segmento premium e no nordeste para crescer em 2012

A Companhia de Bebidas das Américas (AmBev) espera um desempenho melhor em 2012. Para isso, o segmento premium de...

Veja mais
Vendas no Brasil caem 1,6% no segundo trimestre

De abril a junho, o volume somou 24,972 milhões de hectolitros, ante 25,372 milhões no mesmo períod...

Veja mais
Minas se prepara para produzir vinhos finos

Minas Gerais caminha para participar, em breve, do grupo seleto de estados que produz vinhos finos no Brasil. Depois de ...

Veja mais
Chile prevê dobrar exportação de vinho

Câmbio tem afetado rentabilidade dos produtores, mas meta de chegar em US$ 3 bi em 10 anos está mantida &n...

Veja mais
Cervejaria 'aperta cinto' e aumenta as margens

Ambev eleva preço e corta despesas para compensar redução no volume de vendas   O ajuste da...

Veja mais