Franceses querem aumentar vendas de vinho no País

Leia em 2min 20s

Entidade inicia campanha para convencer brasileiro a tomar mais vinho francês, hoje quinto no ranking de importação




O aumento do consumo de vinho de qualidade no Brasil nos últimos cinco anos atraiu o interesse dos produtores de Languedoc-Roussillon, que articulam uma campanha de divulgação dos tintos, brancos e espumantes originários da famosa região vinícola, no sul da França. O objetivo é, já no próximo verão, colocar os vinhos franceses nos principais supermercados e restaurantes do Rio e São Paulo.

Nos últimos dias, dirigentes do Comitê Interprofissional de Vinhos do Languedoc (CIVL) têm participado no Brasil de encontros com importadores brasileiros, especialistas e empresários. A entidade quer aumentar as exportações para o Brasil.

A fim de alcançar a meta traçada, o presidente do CIVL, Frederic Jeanjean, anunciou que os produtores de Languedoc planejam, até 2015, investir cerca de 100 mil por ano em ações promocionais. No período, querem aumentar as vendas em 32%.

Festival itinerante. O primeiro evento de divulgação dos vinhos da região é o Festival Sul da França, que vem acontecendo desde o último dia 7 em restaurantes e delicatessens das duas principais cidades do País.

Trata-se de um festival itinerante, com duração de quatro semanas, já realizado em Nova York, Londres, México, Xangai e Alemanha. O lema é: "Não é preciso viajar para descobrir a região de Languedoc-Roussillon. Deixe ela vir a você".

"O brasileiro, mais e mais, vem buscando vinhos de melhor qualidade, sobretudo a classe média. Nos últimos cinco anos, o Brasil tem aumentado em 11% ao ano as importações de vinhos franceses. É um novo mercado que está surgindo", afirma Jeanjean.

Para ele, o mercado brasileiro tem se mostrado mais organizado e seletivo, tanto nas redes de distribuição quando nos pontos de venda.

Pesquisas do CIVL mostram que os vinhos da França, embora haja o aumento da procura pelo Brasil, ainda ocupam a quinta posição no ranking das importações, superados, em ordem decrescente, pelos produzidos no Chile, Argentina, Portugal e Itália. Em 2009, o Brasil importou 3 milhões de litros de vinho da França, contra 22 milhões de litros produzidos no Chile, no mesmo ano.

O levantamento do CIVL indica que o consumo de vinho no Brasil é de 2 litros por habitante/ano, com tendência de aumento.

Os vinhos espumantes cresceram mais, cerca de 17%, fator creditado pelos dirigentes do comitê à boa qualidade dos produtos nacionais. No Brasil, cerca de 66% dos vinhos consumidos são tintos.

Mediterrâneo. Banhada pelo mar Mediterrâneo e estendendo-se até os Pirineus, cordilheira na fronteira entre a França e a Espanha, a região de Languedoc-Roussillon reúne cerca de 30 mil vinicultores, que cultivam em torno de 250 mil hectares.

Em 2010, a região vendeu 163 milhões de garrafas de vinhos de todos os tipos, dos quais 63% na França e 37% para exportação.


Veículo: O Estado de S.Paulo


Veja também

Preço do suco vai afetar ganhos do produtor

Nesta temporada, boa parte dos produtores paulistas fechou contratos com a indústria com base no preço m&i...

Veja mais
Vinho argentino investe na ascensão de classes do Brasil

Vizinho quer elevar exportação da bebida ao país, cuja demanda cresce 5% ao ano na esteira da expan...

Veja mais
RS ganha 70% mais vinícolas em uma década

Expansão se deve à alta do consumo e à entrada de novos investidoresNos últimos dez anos, tr...

Veja mais
Suco de uva avança no mercado do vinho comum

O suco de uva integral está ganhando o mercado que antes era do vinho de mesa -aquele elaborado com uvas comuns (...

Veja mais
AB Inbev busca na África alvos para aquisição

A AB Inbev está pesquisando o continente africano em busca de empresas para comprar, segundo apurou o Valor. A ma...

Veja mais
Guaraná Antarctica atinge recorde aos 90 anos

Marca atinge melhor participação de mercado dos últimos 12 anos em um momento de retraç&atil...

Veja mais
Mais champanhe em Champanhe

Região francesa quer expandir os limites em 20% para incluir mais vinhedos e aumentar a produçãoA q...

Veja mais
O desafio de vender a Budweiser no Brasil

A marca Budweiser, o carro-chefe da Anheuser-Busch Inbev, é, há muito tempo, estreitamente vinculada &agra...

Veja mais
AB InBev investe US$ 1 bilhão nos Estados Unidos

Recursos serão usados para modernizar e tornar mais 'verdes' as fábricas americanasO grupo AB InBev anunci...

Veja mais