A PepsiCo, segunda maior fabricante de refrigerantes do mundo, pretende investir US$ 1 bilhão na China nos próximos quatro anos, como parte de sua estratégia de expansão nos mercados emergentes.
"Este é nosso maior investimento na China nos cerca de 30 anos em que fazemos negócios aqui", disse Indra Nooyi, presidente e conselheira delegada da PepsiCo. "Este plano faz parte de nossa estratégia global de investir nos marcados em desenvolvimento e com um alto crescimento", acrescentou Nooyi.
A companhia norte-americana também pretende incrementar a pesquisa local e o desenvolvimento de novos produtos, expandir sua força de vendas na China e construir uma marca no país.
A estratégia poderia criar milhares de postos de trabalho na China, onde a PepsiCo e seus parceiros já empregam mais de 22 mil pessoas. A PepsiCo expandirá sua capacidade de fabricação na China, especialmente no oeste do país e no interior com o investimento anunciado ontem.
"Estamos muito confiantes na expansão e prosperidade da China no futuro", afirmou a executiva da Pepsi.
A Pepsi se junta agora a outras empresas estrangeiras - entre elas a Best Buy Co. e o Wal-Mart - em relação ao foco das atividades em mercados emergentes enquanto as vendas nos Estados Unidos estão se arrefecendo com a crise financeira mundial que está afetando o consumo.
Em setembro, a Pepsi informou que investiria US$ 500 milhões em três anos na Índia.
Veículo: DCI