País da cachaça enche o copo da tequila Jose Cuervo

Leia em 2min 30s

Mais famosa marca do destilado mexicana elege como prioridade máxima o Brasil, que receberá em primeira mão sua nova campanha global; vendas crescem 50% ao ano



A marca de tequila Jose Cuervo tem o mercado brasileiro como seu principal pilar para o projeto de expandir o consumo do tradicional destila do mexicano em todo o mundo. Por conta do crescimento médio de 50% nas vendas nos últimos dois anos, o Brasil foi escolhido para estrear a ação global da companhia que visa difundir o hábito dos mexicanos de consumir a bebida gelada e não à temperatura ambiente.

“A tequila tem alcançado o mesmo nível de crescimento de outros destilado sem todo o mundo com destaque para o desenvolvimento de alguns mercados como o Brasil”, afirma Peter Gutierrez, presidente da Jose Cuervo Internacional, divisão que é responsável pelos negócios da companhia com exceção do México, Estados Unidos e Canadá. Segundo o executivo, a marca obteve crescimento de 21% nos primeiros quatro meses do ano fiscal iniciado em julho sobre o mesmo período anterior, sendo que o mercado brasileiro liderou essa expansão com crescimento em torno de 50%. “Elegemos o Brasil como nosso mercado prioritário”, diz Gutierrez.

O resultado é reflexo das iniciativas que a Jose Cuervo tem realizado no país, como o aumento da distribuição da bebida. Nos últimos dois anos, a marca saiu do eixo Rio-São Paulo e passou a ser comercializada também nos estados de Minas Gerais, Bahia, Pernambuco e Ceará. "Hoje, o número de pontos de venda que atingimos no país é três vezes maior que em 2009", diz Leonardo Brettas, gerente comercial da marca para a América Latina e Caribe.

Beba gelada

Iniciada no último dia 16, a campanha global da Jose Cuervo pretende promover o consumo de tequila gelada, assim como ocorre em seu país de origem. Com a assinatura “Cuervo Cold. A Quick Shot of Ice Cold”, a ação será através da internet com anúncios em sites e portais, além de iniciativas nas redes sociais.

Mas além das peças publicitárias, realizará pequenos shows em diversas cidades pelo mundo para promover a marca junto aos consumidores. No último final de semana, os paulistanos foram os primeiros a ser surpreendidos com apresentações relâmpagos no meio da rua da banca norte-americana OK Go, cujos clipes criativos fazem sucesso na internet. E de hoje até quinta-feira, pequenos shows da banda ocorrerão no Rio.

“Vamos investir alguns milhões de dólares nessa ação”, diz Gutierrez, sobre a campanha, que percorrerá a maioria dos 150 países onde a tequila Jose Cuervo é comercializada.

O trabalho feito pelo México com seu destilado nacional tem servido de exemplo para os produtores brasileiros de cachaça. Até poucos anos, a tequila era vista como bebida de qualidade inferior e com apelo internacional. O esforço para refinar o produto e a profissionalização dos esforços de marketing e distribuição fizeram com que a tequila se tornasse referência global. Um desafio que a cachaça brasileira ainda tem de superar.

 

Veículo: Brasil Econômico


Veja também

Cerveja com sabores brasileiros

Jabuticaba, guaraná, mandioca e bacuri são alguns dos novos ingredientes da bebida tão apreciada pe...

Veja mais
PepsiCo investe em nova fábrica para a Kero Coco

Companhia abrirá unidade no Sudeste para elevar produção de água em 40% e reforçar pr...

Veja mais
Cerveja Duff

A cena de Homer Simpson arrotando com uma lata de cerveja Duff na mão fez uma geração de telespecta...

Veja mais
Cachaças “light” caem no gosto do consumidor jovem

Em apenas três anos de mercado, umnovo tipo de bebida à base de cachaça e elaborada com mel e lim&at...

Veja mais
Coco do Vale disputa cliente com PepsiCo

Até o início de 2010, 150 mil litros de água de coco eram descartados todo mês pela Coco do V...

Veja mais
Coca-Cola vai investir - US$ 2 - bilhões na Índia em cinco anos

A Coca-Cola Co. informou que vai investir US$ 2 bilhões na Índia nos próximos cinco anos para expan...

Veja mais
Cade deve analisar acordo da Kirin com AB Inbev no Japão

O Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) deve analisar os acordos que a Kirin tem com a Anheuser-Busch...

Veja mais
Starbucks compra marca de sucos nos EUA

A Starbucks começou uma estratégia internacional de expandir para novos ramos, com a aquisiçã...

Veja mais
Brasil concentra foco de investimentos da Coca-Cola até 2021

Os R$ 11 bilhões destinados a investimentos em marketing e em infraestrutura que a Coca-Cola pretende injetar no ...

Veja mais