Mais famosa marca do destilado mexicana elege como prioridade máxima o Brasil, que receberá em primeira mão sua nova campanha global; vendas crescem 50% ao ano
A marca de tequila Jose Cuervo tem o mercado brasileiro como seu principal pilar para o projeto de expandir o consumo do tradicional destila do mexicano em todo o mundo. Por conta do crescimento médio de 50% nas vendas nos últimos dois anos, o Brasil foi escolhido para estrear a ação global da companhia que visa difundir o hábito dos mexicanos de consumir a bebida gelada e não à temperatura ambiente.
“A tequila tem alcançado o mesmo nível de crescimento de outros destilado sem todo o mundo com destaque para o desenvolvimento de alguns mercados como o Brasil”, afirma Peter Gutierrez, presidente da Jose Cuervo Internacional, divisão que é responsável pelos negócios da companhia com exceção do México, Estados Unidos e Canadá. Segundo o executivo, a marca obteve crescimento de 21% nos primeiros quatro meses do ano fiscal iniciado em julho sobre o mesmo período anterior, sendo que o mercado brasileiro liderou essa expansão com crescimento em torno de 50%. “Elegemos o Brasil como nosso mercado prioritário”, diz Gutierrez.
O resultado é reflexo das iniciativas que a Jose Cuervo tem realizado no país, como o aumento da distribuição da bebida. Nos últimos dois anos, a marca saiu do eixo Rio-São Paulo e passou a ser comercializada também nos estados de Minas Gerais, Bahia, Pernambuco e Ceará. "Hoje, o número de pontos de venda que atingimos no país é três vezes maior que em 2009", diz Leonardo Brettas, gerente comercial da marca para a América Latina e Caribe.
Beba gelada
Iniciada no último dia 16, a campanha global da Jose Cuervo pretende promover o consumo de tequila gelada, assim como ocorre em seu país de origem. Com a assinatura “Cuervo Cold. A Quick Shot of Ice Cold”, a ação será através da internet com anúncios em sites e portais, além de iniciativas nas redes sociais.
Mas além das peças publicitárias, realizará pequenos shows em diversas cidades pelo mundo para promover a marca junto aos consumidores. No último final de semana, os paulistanos foram os primeiros a ser surpreendidos com apresentações relâmpagos no meio da rua da banca norte-americana OK Go, cujos clipes criativos fazem sucesso na internet. E de hoje até quinta-feira, pequenos shows da banda ocorrerão no Rio.
“Vamos investir alguns milhões de dólares nessa ação”, diz Gutierrez, sobre a campanha, que percorrerá a maioria dos 150 países onde a tequila Jose Cuervo é comercializada.
O trabalho feito pelo México com seu destilado nacional tem servido de exemplo para os produtores brasileiros de cachaça. Até poucos anos, a tequila era vista como bebida de qualidade inferior e com apelo internacional. O esforço para refinar o produto e a profissionalização dos esforços de marketing e distribuição fizeram com que a tequila se tornasse referência global. Um desafio que a cachaça brasileira ainda tem de superar.
Veículo: Brasil Econômico