A Enoteca Decanter, um mix de loja de vinhos, restaurante e empório, completa neste mês seis anos de atuação em Belo Horizonte. Durante esse período a loja movimentou o mercado de vinhos da Capital, foi responsável pela inclusão de Minas Gerais na rota mundial do vinho e se consolidou como referência em serviços de vinho e enogastronomia.
Segundo Flávio Morais, sócio e diretor da loja, "esse saldo positivo foi possível devido ao amplo investimento em um serviço diferenciado, com profissionais da área, como sommelier e enólogo, e à organização de uma agenda de eventos que tornou o local referência em conhecimento e variedade de vinhos".
Os números evidenciam. Em 2011, até novembro, foi registrado um crescimento no faturamento da empresa em torno de 35% em comparação com o mesmo período de 2010. O mailing de clientes e o tíquete médio gasto também marcaram incremento, com aumento de 48% e 29,6%, respectivamente.
Para atender à demanda crescente, a loja de vinhos e enogastronomia apostou na diversificação e na ampliação da quantidade de rótulos e do mix de produtos do empório, com a chegada de novos e consagrados vinhos de regiões francesas, sul africanos, croatas e holandesas. Em 2011, foram 183 novos rótulos. No total, a casa conta com mais de 1.200 rótulos de 14 países.
Segundo Morais, o mercado brasileiro cresceu como um todo e alavancou o tíquete médio de gastos com vinhos. "O consumidor está mais consciente e bem informado sobre a qualidade e as características dos rótulos. Ele já consegue identificar o valor agregado dos produtos e opta pela qualidade, estando disposto, inclusive, a pagar um pouco mais por isso", diz Morais. Essa mudança de cultura e de conscientização se deve, em grande parte, ao volume de informações disponíveis para os compradores no mercado. Neste cenário, a Enoteca Decanter realizou em 2011 cerca de 52 cursos e degustações de vinhos, com um público estimado de 820 pessoas.
A Enoteca Decanter se destaca no mercado também pelas ações de marketing e de aproximação com o cliente. Entre os principais eventos e ações realizados durante o ano estão o sábado enogastronômico, que a cada edição promove a harmonização entre quatro pratos e rótulos; a Decanter Wine Show, considerada a maior mostra de vinhos realizada em diferentes capitais brasileiras; e eventos rotineiros de lançamentos de rótulos, inclusive, com a presença de produtores e de enólogos de grandes vinícolas mundiais.
O reconhecimento do mercado pelos investimentos da casa em qualidade de produtos e serviços e em qualificação de profissionais e consumidores veio pela premiação em quatro categorias no Prêmio Amigo do Vinho Sbav-MG em 2010: "Melhor Importador com Atuação em MG", "Loja com Melhor Seleção de Vinhos", "Loja de Vinhos com Melhor atendimento ao Enófilo" e "Melhor Sommelier de loja (Nelton Fagundes)". Para 2012 a expectativa é também otimista, de incremento de 35% no faturamento em relação a este ano.
Veículo: Diário do Comércio - MG