Enoteca Decanter completa seis anos

Leia em 2min 30s

A Enoteca Decanter, um mix de loja de vinhos, restaurante e empório, completa neste mês seis anos de atuação em Belo Horizonte. Durante esse período a loja movimentou o mercado de vinhos da Capital, foi responsável pela inclusão de Minas Gerais na rota mundial do vinho e se consolidou como referência em serviços de vinho e enogastronomia.

Segundo Flávio Morais, sócio e diretor da loja, "esse saldo positivo foi possível devido ao amplo investimento em um serviço diferenciado, com profissionais da área, como sommelier e enólogo, e à organização de uma agenda de eventos que tornou o local referência em conhecimento e variedade de vinhos".

Os números evidenciam. Em 2011, até novembro, foi registrado um crescimento no faturamento da empresa em torno de 35% em comparação com o mesmo período de 2010. O mailing de clientes e o tíquete médio gasto também marcaram incremento, com aumento de 48% e 29,6%, respectivamente.

Para atender à demanda crescente, a loja de vinhos e enogastronomia apostou na diversificação e na ampliação da quantidade de rótulos e do mix de produtos do empório, com a chegada de novos e consagrados vinhos de regiões francesas, sul africanos, croatas e holandesas. Em 2011, foram 183 novos rótulos. No total, a casa conta com mais de 1.200 rótulos de 14 países.

Segundo Morais, o mercado brasileiro cresceu como um todo e alavancou o tíquete médio de gastos com vinhos. "O consumidor está mais consciente e bem informado sobre a qualidade e as características dos rótulos. Ele já consegue identificar o valor agregado dos produtos e opta pela qualidade, estando disposto, inclusive, a pagar um pouco mais por isso", diz Morais. Essa mudança de cultura e de conscientização se deve, em grande parte, ao volume de informações disponíveis para os compradores no mercado. Neste cenário, a Enoteca Decanter realizou em 2011 cerca de 52 cursos e degustações de vinhos, com um público estimado de 820 pessoas.

A Enoteca Decanter se destaca no mercado também pelas ações de marketing e de aproximação com o cliente. Entre os principais eventos e ações realizados durante o ano estão o sábado enogastronômico, que a cada edição promove a harmonização entre quatro pratos e rótulos; a Decanter Wine Show, considerada a maior mostra de vinhos realizada em diferentes capitais brasileiras; e eventos rotineiros de lançamentos de rótulos, inclusive, com a presença de produtores e de enólogos de grandes vinícolas mundiais.

O reconhecimento do mercado pelos investimentos da casa em qualidade de produtos e serviços e em qualificação de profissionais e consumidores veio pela premiação em quatro categorias no Prêmio Amigo do Vinho Sbav-MG em 2010: "Melhor Importador com Atuação em MG", "Loja com Melhor Seleção de Vinhos", "Loja de Vinhos com Melhor atendimento ao Enófilo" e "Melhor Sommelier de loja (Nelton Fagundes)". Para 2012 a expectativa é também otimista, de incremento de 35% no faturamento em relação a este ano.


Veículo: Diário do Comércio - MG


Veja também

Indústrias tomaram R$ 245 milhões para estocagem de laranja

As indústrias brasileiras de suco cítrico tomaram R$ 245 milhões dos R$ 300 milhões disponib...

Veja mais
País da cachaça enche o copo da tequila Jose Cuervo

Mais famosa marca do destilado mexicana elege como prioridade máxima o Brasil, que receberá em primeira m&...

Veja mais
Cerveja com sabores brasileiros

Jabuticaba, guaraná, mandioca e bacuri são alguns dos novos ingredientes da bebida tão apreciada pe...

Veja mais
PepsiCo investe em nova fábrica para a Kero Coco

Companhia abrirá unidade no Sudeste para elevar produção de água em 40% e reforçar pr...

Veja mais
Cerveja Duff

A cena de Homer Simpson arrotando com uma lata de cerveja Duff na mão fez uma geração de telespecta...

Veja mais
Cachaças “light” caem no gosto do consumidor jovem

Em apenas três anos de mercado, umnovo tipo de bebida à base de cachaça e elaborada com mel e lim&at...

Veja mais
Coco do Vale disputa cliente com PepsiCo

Até o início de 2010, 150 mil litros de água de coco eram descartados todo mês pela Coco do V...

Veja mais
Coca-Cola vai investir - US$ 2 - bilhões na Índia em cinco anos

A Coca-Cola Co. informou que vai investir US$ 2 bilhões na Índia nos próximos cinco anos para expan...

Veja mais
Cade deve analisar acordo da Kirin com AB Inbev no Japão

O Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) deve analisar os acordos que a Kirin tem com a Anheuser-Busch...

Veja mais