Novo CEO da Schin é o homem da distribuição

Leia em 2min 10s

Gino di Domênico, vice-presidente de distribuição do Grupo Schincariol,desde 2007, é o escolhido pela japonesa Kirin para comandar a operação


Está batido o martelo: Gino di Domenico, executivo com passagem pela Unilever e desde 2007 no comando da distribuição dos produtos da Schincariol, é o novo presidente da companhia, vendida no ano passado para o grupo japonês Kirin por cerca de R$ 6 bilhões. Inicialmente, o nome de Domenico seria anunciado com pompa pelo próprio CEO global da Kirin, Senti Miyake. Como pompa e circunstância não combinam com a tradicional discrição nipônica, nem com o momento efervescente do mercado nacional de
cervejas — o Grupo Schincariol acaba de perder a vice-liderança do mercado para o Grupo Petrópolis — Miyake desistiu de vir ao Brasil e o anúncio será feito por comunicado mesmo.


Candidatos

Os executivos da Kirin começaram a busca por um presidente tão logo compraram, em outubro, a parte dos minoritários na empresa—os irmãos José Augusto, Daniela e Gilberto Schincariol Jr. Conforme antecipou o BRASIL ECONÔMICO, os novos donos da empresa descartaram trazer um nome japonês para o cargo, sob a justificativa de que a adaptação de um estrangeiro à companhia, mais tempo do que estavam dispostos a perder.

Feita a ressalva, partiu-se para a chamada “solução caseira” e os nomes de Américo Garbuio Jr., ao lado do de Domenico, passaram a ser considerados. Américo Garbuio é vice-presidente de recursos humanos da Schin. Está na empresa há mais de uma década e tem o perfil conciliador.

É um dos homens de confiança de Adriano Schincariol, atual presidente da empresa, e que se comprometeu com os compradores a ficar no cargo até que eles encontrassem seu substituto. Garbuio teria perdido a guerra por ser considerado um homem de retaguarda e não de infantaria.

A Schincariol ganha um novo presidente às vésperas do Carnaval, data que concentra quase metade das vendas da indústria cervejeira no ano. Domenico não é umnome do grupo que está na empresa desde quando Nelson Schincariol, morto em 2003, comandava a empresa. Foi parar na Schincariol na gestão de Fernando Terni, em 2007. “Durante o processo de venda, não houve qualquer falha na distribuição. E isso é um grande mérito de Domenico”, diz uma fonte próxima à empresa. Agora, mais do que garantir que não falte Schincariol nos supermercados nem nos bares Brasil a fora, Domenico terá de conquistar um lugar ao sol para a Schincariol no disputado mercado cervejeiro brasileiro onde impera a Ambev, dona das marcas Brahma e Skol, tem mais de 70% de mercado.


Veículo: Brasil Econômico


Veja também

Testes com suco de laranja nos EUA poderão durar seis meses

Os testes que a Administração de Alimentos e Medicamentos dos EUA (FDA, na sigla em inglês) realiza ...

Veja mais
Perdas não devem afetar preço do vinho

O Instituto Brasileiro do Vinho projeta perda de 20% na safra de uva deste ano no Rio Grande do Sul, devido ao granizo e...

Veja mais
Brasil não vê risco de EUA vetarem suco de laranja

O Ministério da Agricultura e os exportadores brasileiros trabalham com a expectativa de que os carregamentos de ...

Veja mais
Comércio virtual de vinhos agora mira restaurantes

Depois de vender cerca de 1 milhão de garrafas em 2011, a Wine quer conquistar um novo e promissor mercado O com...

Veja mais
Falke Bier investe para quintuplicar a produção

A cervejaria artesanal Falke Bier, sediada em Ribeirão das Neves, na Região Metropolitana de Belo Horizont...

Veja mais
A bebida típica americana alça voo

Bourbon com sabor conquista fãs em todo o mundo O bourbon, bebida destilada tipicamente americana, está v...

Veja mais
Citricultores devem trocar de fungicida

Sem carbendazim, produto mais barato e que está sendo questionado pelos EUA, custo da produção vai ...

Veja mais
Cerveja especial agora em casa

Depois dos quiosques em shoppings, surgem os clubes de assinatura que selecionam e entregam cervejas do mundo todoAt&eac...

Veja mais
Suco não preocupa, diz Coca

Um fungicida não aprovado nos Estados Unidos e encontrado em suco de laranja vendido pela Coca-Cola naquele pa&ia...

Veja mais