A tradicional e famosa Granja União, em Flores da Cunha, que foi a pioneira na introdução de vinhos finos no Brasil, nos anos de 1930/40, quando era propriedade da Companhia Vinícola Riograndense, está voltando aos seus tempos de glória, agora como Vinícola Luiz Argenta.
Numa área de mais de 140 hectares, quase dentro da cidade, adquirida em 1999, foram plantados 55 hectares com as mais destacadas viníferas, algumas das quais de variedades que tornaram famosa a Granja União, como cabernet franc e riesling, que, na safra 2012, estão com qualidade excepcional, graças ao clima quente e seco. O proprietário, Deunir Luis Argenta, e seu enólogo Edegar Scortegagna radicalizaram na busca da qualidade e estão colhendo, em média, apenas um quilo de uva por planta, quando o normal, na busca de vinho de qualidade, é 4 kg por planta (há quem opte por 10kg/planta).
Isso encarece a produção, mas garante uma qualidade suprema para os vinhos, especialmente para as variedades shiraz, merlot, chardonnay e cabernet franc que já estão no mercado. Este ano, serão lançadas outras, inclusive, a famosa riesling. Experiências estão sendo feitas na produção de vinho tipo amarone, com uvas pacificadas, nas variedades merlot, cabernet franc e gewurztraminer.
Veículo: Jornal do Comércio - RS