A SABMiller pretende investir US$ 2,5 bilhões na África nos próximos cinco anos para construir e reformar cervejarias, disse Mark Bowman, diretor-executivo da companhia para a região. O objetivo é atender a crescente demanda por cerveja no continente.
"Ainda estamos examinando aproximadamente US$ 400 milhões a US$ 500 milhões por ano (...) para os próximos três a cinco anos", disse o executivo. "Há um crescimento bem atraente nos mercados que excluem a África do Sul, por isso vamos investir basicamente para atender e nos antecipar à demanda."
A divisão africana da SABMiller, que exclui a África do Sul, é a de expansão mais acelerada do grupo, com crescimento de 11% em volume no último trimestre de 2011.
Bowman disse que a cervejaria, sediada em Londres, vai usar o dinheiro para construir duas ou três cervejarias por ano no continente, onde algumas delas estão operando a plena capacidade ou quase nesse nível.
A África abriga 1 bilhão de habitantes e, após uma década de relativa estabilidade política, tem dezenas de economias de crescimento acelerado. Embora ainda seja pobre, o continente é cada vez mais visto como o próximo mercado de grande crescimento em termos de produtos de consumo.
Mas o consumo médio de cerveja, atualmente de 8 litros por pessoa ao ano, perde o brilho quando comparado aos cerca de 70 litros por pessoa ao ano observados na América do Norte ou na Europa - o que sugere que poucos africanos têm condições financeiras de adquirir a bebida, vista como um símbolo de status. Bowman disse que, se incluído o mercado de cervejas nacionais - vendidas a um preço menor --, o consumo de cerveja do continente se iguala ao de mercados desenvolvidos.
A SABMiller, a segunda maior cervejaria mundial, está ampliando a produção de cervejas de preços mais acessíveis com o uso de ingredientes locais, como mandioca e sorgo, em vez da cevada, para impulsionar o crescimento. E lançou a primeira cerveja à base de mandioca no fim do ano passado em Moçambique, custando cerca de 70% do valor de uma convencional.
Veículo: Valor Econômico