Com aumento dos negócios foram investidos cerca de R$ 1 milhão na construção de um novo alambique.
As expectativas positivas em relação à expansão de mercado da cachaça artesanal ao longo dos próximos anos incentivaram os proprietários da Cachaça Pendão, produzida em Itatiaiuçu, na região Central de Minas Gerais, a investirem na construção de um novo alambique e na padronização da bebida. Nos últimos sete meses foram aportados cerca de R$ 1 milhão no desenvolvimento dos projetos. Neste ano, a produção deverá passar dos 100 mil litros gerados na safra 2011 para 400 mil litros.
De acordo com o presidente da Cachaça Pendão, Giovanni Viotti, os principais fatores que incentivaram os aportes na construção de um novo alambique, em Monte Verde, distrito de Esmeraldas (RMBH), foi a boa perspectiva de mercado, principalmente pela realização da Copa do Mundo de 2014 no Brasil e o reconhecimento da bebida pelos Estados Unidos, como um produto típico e exclusivo do Brasil.
Antes do reconhecimento, as garrafas de cachaça comercializada nos EUA deveriam conter a expressão "Brazilian Rum", o que não permitia a diferenciação dos dois destilados, dificultando o marketing do produto brasileiro. Esses fatores irão ao longo dos próximos anos contribuir para a abertura do mercado mundial e ampliar as oportunidades de comercialização da cachaça.
Diante da oportunidade de expansão do mercado, foram investidos cerca de R$ 1 milhão na construção de um novo alambique para a produção da Cachaça Pendão. As obras e instalação de equipamentos da unidade produtiva já estão praticamente concluídas.
Produção - A expectativa é inaugurar o alambique e iniciar a produção em junho. A unidade tem capacidade de produzir 500 mil litros de cachaça artesanal por safra. O alambique de Itatiaiuçu tem capacidade média de 100 mil litros por ano.
Os principais mercados atendidos são Minas Gerais, que responde por 60% da demanda, seguido por São Paulo e Alagoas. A bebida também é comercializada na Bahia, Rio Grande do Norte, Ceará e Espírito Santo.
"As expectativas positivas para a cachaça artesanal tanto no mercado interno como no externo fez com que apostássemos no segmento. Diante do cenário favorável pretendemos ao longo dos próximos anos duplicar nossa produção. Para isso, já construímos, em Monte Verde, uma estrutura apropriada para a ampliação da capacidade produtiva. Neste ano, pretendemos expandir nossa atuação no mercado interno, isso será possível com a inauguração da nova unidade", disse.
Ainda segundo o presidente da Cachaça Pendão, a escolha da cachaça como bebida oficial da Copa do Mundo poderá favorecer o setor. Para aproveitar a oportunidade, Viotti já está em negociação com redes de restaurantes e hotéis para que estes estabelecimentos passem a oferecer a bebida e utilizem para na composição de pratos.
Mercado externo - "Para que o mercado internacional conheça melhor a cachaça e a diferencie do rum é preciso que sejam feitos investimentos na divulgação do produto e nas formas como pode ser utilizado. A Copa do Mundo de 2014 será uma ótima oportunidade para que os consumidores conheçam a cachaça".
Outro fator que irá favorecer o mercado é o reconhecimento, por parte dos Estados Unidos, de que a cachaça é uma bebida típica e exclusiva do Brasil. O reconhecimento vai permitir que as empresas brasileiras negociem o produto naquele país apenas com a denominação de cachaça e impedirá o uso do nome por empresas de outros países.
"O mercado dos Estados Unidos será uma grande oportunidade de ampliar as vendas para o mundo, mas é preciso investir na divulgação da cachaça, na qualidade e na padronização. A filosofia da empresa é manter a padronização e garantir ao consumidor que ao adquirir um produto, o mesmo terá tanto a qualidade como o sabor equivalentes. Com isso vamos conseguir expandir a comercialização, sempre priorizando a qualidade e a satisfação", disse Viotti.
Além dos aportes na ampliação da produção, Viotti também tem investido na padronização, na qualidade da cachaça, na capacitação dos envolvidos no processo e em feiras nacionais e internacionais.
"Após assumirmos a marca em meados de 2011 conseguimos reestruturar toda a produção. Priorizamos a padronização da bebida e a qualidade e hoje já estamos colhendo os resultados positivos. Somente neste ano é que esperamos alcançar um faturamento de R$ 4 milhões, o que é muito significativo", disse.
Prêmio - Os investimentos na qualidade permitiram que a bebida fosse premiada internacional- mente. A Cachaça Pendão conquistou a medalha de prata no San Francisco World Spirits Competition.
A competição mundial foi realizada na cidade de São Francisco (EUA) e é uma das mais importantes do segmento. Participaram do concurso 1.215 tipos de destilados de 61 países diferentes. Cerca de 28 pessoas entre especialistas, gourmets e jornalistas julgaram as melhores bebidas, por meio de teste cego - apenas degustando o produto. As cachaças Pendão Carvalho e Bidestilada foram as vencedoras do concurso.
"Somente a participação nesse evento foi, para a Pendão, uma grande conquista. Isso porque levamos nosso produto para um país onde cachaça não é tão conhecida", disse Viotti.
Além desse prêmio, a Pendão foi eleita a melhor cachaça do Festival Cachaça Gourmet, tradicional festival da culinária mineira que agrega a cachaça à gastronomia.
Veículo: Diário do Comércio - MG