Brasil quer ampliar mercado no exterior

Leia em 2min 40s

Reconhecimento da bebida pelos EUA abre novo ciclo comercial para o produto nacional.

Apesar da relevância em volume e qualidade do produto brasileiro, as exportações da cachaça para os Estados Unidos, que constituem o maior mercado consumidor de bebidas do mundo, ainda são tímidas, na casa dos US$ 1,8 milhão de dólares. Esse cenário tem tudo para começar a ser revertido após o recente reconhecimento, por parte dos Estados Unidos, da cachaça como um produto exclusivo e genuinamente brasileiro, o que abre um novo ciclo comercial para a bebida nacional naquele país, para quem os brasileiros poderão ampliar os volumes exportados.

"Esse reconhecimento poderá ser ampliado, inclusive, para todas as aduanas do mundo, ou seja, globalmente", explica José Lúcio Mendes, presidente do Centro Brasileiro de Referência da Cachaça (CBRC) e diretor de Marketing da Expocachaça, maior feira do setor no Brasil. "Com esse processo, cria-se, entre outros, uma barreira que impedirá que outros países comercializem produtos a partir da cana-de-açúcar com a denominação de origem cachaça, genuína do Brasil, como ocorre atualmente", enfatiza.

A 20ª Expocachaça, na programação da Superagro Minas 2012, se destaca como a principal feira do setor no Brasil e fórum para discussões dos novos cenários para a bebida. Com patrocínio do Sebrae Nacional, a feira apresenta um variado leque de marcas da bebida por parte de produtores, associações e cooperativas.

A feira apresenta também insumos para a cadeia produtiva da produção à comercialização do destilado, como barris, máquinas para engarrafamento, destilarias, dornas, alambiques, equipamentos para produção de cerveja, de açúcar mascavo e rapadura, caldeiras, resfriadores, pré-aquecedores, engenhos, garrafarias, tampas e máquinas para rótulos. Durante o evento, uma destilaria vai funcionar demonstrando para o público o processo de produção de cachaça, álcool e açúcar mascavo para o público.

Entre as novidades deste ano, a feira terá o evento BrasilBier, com cervejas brasileiras especiais, para ressaltar a importância das microcervejarias em âmbito regional e nacional. As pequenas e microcervejarias representam cerca de 4,5% do setor de cervejas no Brasil, que produz na sua totalidade cerca 10 bilhões e 600 milhões de litros/ano.


Mercado - O Brasil produz cerca de 1,5 bilhão de litros de cachaça por ano. A cachaça é hoje o terceiro destilado mais consumido no mundo e, no Brasil, possuiá 87% do market share do mercado de destilados. O agronegócio da cachaça movimenta anualmente, em toda a sua cadeia produtiva, cerca de R$ 7 bilhões.  um mercado que conta com aproximadamente 40 mil produtores, composto na sua quase totalidade (98%) por pequenos e micro empresários. Além disso, emprega cerca de 600 mil pessoas na entressafra agrícola, quando o campo começa a desempregar. Minas Gerais produz cerca de 260 milhões de litros/ano de cachaça de alambique, ou artesanal, o que lhe confere a liderança com 60% da produção nacional nesse segmento. O setor emprega em Minas cerca de 120 mil pessoas.

A Expocachaça é uma realização da Cachaças do Brasil e do CBRC-Centro Brasileiro de Referência da Cachaça e integra a programação da Superagro 2012. Será realizada no Expominas, de 7 a 10 de junho.


Veículo: Diário do Comércio - MG


Veja também

Cade inocenta Ambev por logomarca em "litrão"

O Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) arquivou ontem, por unanimidade, um processo contra a fabrica...

Veja mais
Ivan Zurita se prepara para investir em água e suco

Aos 59 anos, o economista Ivan Fábio Zurita se prepara para entrar no mercado de águas e suco de frutas. N...

Veja mais
Sem biscoitos, ex-donos da Mabel investem na GSA

Em novembro do ano passado, a família Scodro vendeu para a PepsiCo a Mabel, uma das maiores fabricantes de biscoi...

Veja mais
Dólar alto pode fazer Ambev rever planos

Empresa importa parte dos insumos e, desse modo, está exposta à variação do câmbio O d...

Veja mais
Brasileiros investem em vinho argentino

A Finca Otaviano Bodega & Vinhedos é um exemplo de que investir em vinho na Argentina pode ser um bom neg&oac...

Veja mais
Indústria investe na produção de água de coco

Entre 2011 e 2016, mais de R$ 350 milhões serão aplicados na cadeia do coco no Brasil, e o foco principal ...

Veja mais
O sotaque nordestino da Johnnie Walker

Por que Recife se transformou no maior mercado do tradicional uísque escocês, produzido pela britânic...

Veja mais
Ambev amplia compra de cevada no Sul

Próxima de inaugurar uma nova maltaria no início do segundo semestre, desta vez em Passo Fundo (RS), a Amb...

Veja mais
Budweiser estreia superprodução com o ator Steven Seagal e Anderson Silva

Steven Seagal, ator hollywoodiano e mestre das artes marciais, e Anderson Silva, o campeão dos pesos médio...

Veja mais