A cervejaria holandesa Heineken comprou a Stassen, fabricante belga de cidra. A aquisição vai permitir à Heineken impulsionar as pesquisas sobre a bebida e aumentar a capacidade de produção da cidra para abastecer o mercado europeu. O valor do negócio não foi divulgado.
"A aquisição estratégica da Stassen vem num momento em que a categoria de cidra está ganhando impulso ao redor do mundo", destacou a Heineken em nota divulgada na sexta-feira, e acrescentou: "A companhia [Stassen] tem conhecimento, expertise e centro de pesquisa e desenvolvimento de cidra inigualáveis e estava muito envolvida no desenvolvimento de várias cidras introduzidas recentemente pela Heineken, como Strongbow Gold, Jacques e Bulmers n º 17".
Segundo a cervejaria, a Stassen possui uma fábrica de cidra e um centro de pesquisa e desenvolvimento, com uma planta de produto-piloto e unidade de alcoolização para cerveja, cidra e vinho.
A Heineken também informou que está fortalecendo sua posição de liderança no segmento premium e que vai investir na internacionalização da bebida. "Os consumidores ao redor do mundo estão cada vez mais intrigados com a cidra", disse em nota o diretor comercial Alexis Nasard.
As cervejarias estão procurando maneiras de aumentar as vendas na Europa e nos Estados Unidos, mercados abalados por crise econômica e com crescimento muito abaixo de Ásia e América Latina. Em fevereiro, a MillerCoors, joint-venture da SABMiller com a Molson Coors Brewing, comprou a fabricante de cidra Crispin Cider Company.
No mercado de cidra, a Heineken atua em alguns países com alto nível de consumo, como Reino Unido, Finlândia, Holanda, Hungria e Itália, além de Canadá e Estados Unidos.
Veículo: Valor Econômico