As campanhas de marketing para os eventos esportivos - Copa das Confederações, Copa do Mundo de 2014 e Jogos Olímpicos - elevaram a participação do Rio de Janeiro nos negócios da cervejaria Ambev no Brasil. O estado avançou em 1,1 ponto percentual a sua fatia de mercado, alcançando 15,8%, parte tomada de outras cervejarias e parte de produtos do próprio grupo, informou ontem o diretor da Ambev no Rio, Rafael Oliveira. A expansão levou a empresa a planejar dois aumentos de capacidade no estado, um na fábrica Nova Rio, em Campo Grande, e outro em Piraí.
A expansão das duas fábricas terá como objetivo os produtos da linha premium, voltados ao consumidor de maior poder aquisitivo. Será destinada também à fabricação de novas embalagens. As obras devem acontecer em meados deste semestre e avançar no segundo. Com a ampliação, a empresa espera atender à demanda interna e a de outros estados.
Preços
O diretor da Ambev contou ainda que está previsto no plano de negócios um reajuste de preços das cervejas, mas o tamanho do aumento dependerá de como o mercado consumidor, os custos dos insumos, o câmbio e a política de tributos irão caminhar no ano. Por enquanto, a ordem é aguardar a definição desses cenários para definir o percentual e a data de reajuste. "Mantemos a previsão de um reajuste menor do que o do ano passado, mas tudo depende do comportamento da economia", ressaltou Oliveira.
Veículo: DCI