Após reação negativa de consumidores, os fabricantes do uísque Maker's Mark desistiram de reduzir a quantidade de álcool da bebida. Rob Samuels, um dos diretores da empresa, disse no domingo que o volume de álcool do produto voltará ao nível histórico de 45%. Semana passada, a empresa anunciou que iria baixar o índice para 42% por escassez de oferta.
A marca conhecida por suas garrafas quadradas seladas com cera vermelha tem lutado para manter a demanda. A distribuição ficou apertada, e a marca teve de interromper os embarques para alguns mercados no exterior.
Em uma mensagem no Twitter, a empresa disse a seus seguidores: “Você falou. Nós ouvimos.”
Fãs do uísque aplaudiram a medida e questionaram por que a empresa mudou de posição.
Representantes da empresa disseram que o feedback dos clientes veio principalmente pelo Twitter e Facebook. Nesses sites, os comentários sobre a mudança de curso foram da raiva à comemoração. A declaração sobre a mudança na página da empresa no Facebook atraiu mais de 14 mil “Curtir” e 2.200 comentários dentro no período de duas horas de anúncio no domingo.
A mudança na receita começou com uma escassez do uísque em meio a uma contínua expansão das operações da empresa, que custou dezenas de milhões de dólares.
O presidente emérito da empresa, Bill Samuels, filho do fundador, disse que a empresa se concentrou quase exclusivamente em não alterar o sabor do uísque durante o alongamento do produto disponível e não considerou o apego emocional que os clientes têm com a marca e sua composição.
“Focamos apenas em resolver o problema do abastecimento”, disse Bill Samuels. “Entendemos tudo errado.”
Tanto Bill quanto Rob disseram que a reação dos consumidores foi imediata. Funcionários da empresa ouviram de “milhares e milhares de consumidores” que a escassez do uísque era preferível a uma mudança na forma como a bebida era produzida, disse Rob Samuels.
Kentucky produz 95% da oferta mundial de uísque, de acordo com a Distiller’s Kentucky Association. Há 4,9 milhões de barris de uísque envelhecimento em Kentucky, o que supera a população do estado.
Veículo: O Globo - RJ