Fábrica de Visconde do Rio Branco, na Zona da Mata, processa hoje 14 milhões de litros por mês.
A Globalbev Indústria de Alimentos e Bebidas S/A, com sede em Belo Horizonte e planta em Visconde do Rio Branco, na Zona da Mata, prevê para este ano dobrar a produção da fábrica instalada em Minas Gerais, hoje com capacidade para produzir 14 milhões de litros por mês, volume que incluiu toda a linha de sucos da empresa e do Amazoo - açaí em caixinha. Caso seja concretizada a meta, o faturamento da Globalbev em Minas no período deve saltar em idêntica proporção, 100%. Somando todas as operações, a previsão é de um crescimento de 20%, alcançando receita de R$ 360 milhões.
Segundo o diretor de Marketing da empresa, Martim Bernardara, a estratégia não será alcançada por meio de grandes investimentos em maquinário, mas por meio de um melhor aproveitamento da capacidade instalada. Ano passado, a empresa investiu um total de R$ 30 milhões. Parte do montante, R$ 8 milhões, teve como destino a ampliação da unidade de Visconde do Rio Branco. O restante se direcionou basicamente a marketing e diversificação do mix de produtos. Este ano, a empresa vai destinar R$ 6 milhões para ações de marketing.
Minas Gerais representa hoje o quarto maior mercado consumidor da empresa, atrás de São Paulo, Rio de Janeiro e Goiás. Desde o ano passado, cerca de 5% do volume produzido, segundo Bernardara, rompeu fronteiras e chegou a países como os Estados Unidos, nações asiáticas e do Oriente Médio. "Porém, o consumo interno deve crescer tanto, que o mercado nacional continua bem mais interessante que o externo", explica.
Além da planta na Zona da Mata, a Globalbev, presidida por Bernardo Lobato Fernandes, tem outra fábrica localizada em Belém, no Pará, que atua no processamento de açaí. As duas unidades foram adquiridas pelo grupo em 2010 por R$ 60 milhões. A Globalbev, como um todo, estima que o faturamento registre expansão de 20% sobre os R$ 300 milhões acumulados em 2012. Caso a previsão se concretize, a companhia deve concluir o exercício com uma receita acumulada de R$ 360 milhões.
Para atingir esse índice, a empresa já começou a introduzir novidades no mercado. Entre elas está o lançamento de uma nova embalagem de energético, uma lata com capacidade para 710 mililitros. De acordo com Bernardara, o produto chega para atender aos consumidores interessados em uma porção maior do produto na lata. Até a segunda quinzena de março, quando a nova embalagem começou a ser distribuída em todo o país, o energético era encontrado em latas de 310 ml e 473 ml e em garrafas PET de um e dois litros.
Conforme o diretor de Marketing, o mercado de energético é um dos mais promissores nos quais a empresa atua, por meio das marcas Flying Horse e Monster Energy. "Em alta no Brasil, o setor de bebidas energéticas apresenta potencial de crescimento de mais de 110% até 2016."
Segundo a Associação Brasileira das Indústrias de Refrigerantes e de Bebidas Não Alcoólicas (Abir), são 87 milhões de litros consumidos por ano, mas a demanda a ser atendida é grande, já que o aquecimento da economia brasileira tem impulsionado o setor.
"As latas de 710 ml atenderão as necessidades dos consumidores que buscam embalagens maiores, porém são resistentes em trocar o formato lata por PET", declara o diretor comercial da GlobalBev, Guilherme Gama, que acrescenta: "Nossa expectativa é aproveitar a oportunidade para expandir rapidamente a presença no setor posicionando nossas marcas como referência de mercado."
A empresa também incluiu no mês passado mais um produto em seu portfólio: a bebida relaxante, levemente gaseificada, Marley’s Mellow Mood. Inspirada no lendário cantor de reggae Bob Marley, ela desembarca no Brasil nos sabores Berry e Citrus. A bebida, que já é distribuída em outros 40 países, chega ao país por meio de um acordo firmado com a Marley Beverage Company.
A Globalbev tem sete unidades regionais estrategicamente posicionadas e que atendem a supermercados, lojas de conveniência, padarias e bares. Por meio de sua rede de distribuidores, conta com 6 mil vendedores e seus produtos são comercializados em 70 mil pontos de venda em todo o Brasil. Ela é também detentora do isotônico Marathon, do suco Fast Fruit e do Amazoo Açaí e importadora exclusiva das batatas Pringles.
Produtos - A linha de produtos da Globalbev inclui energéticos (Extra Power Energy Drink, Flying Horse e On Line Energy Drink); bebidas saudáveis (Amazoo Açaí, Fast Fruit, Marathon, Extra Fruta Suco Soja, Extra Fruta Concentrado e Fast Coco); bebidas relaxantes (Marley’s Mellow Mood) e snacks (Pringles e Pringles XTreme).
Veículo: Diário do Comércio - MG