A SABMiller reformulou seu comando após seu CEO, Graham Mackay, ter sido diagnosticado com um tumor no cérebro. Mackay foi o responsável por transformar a cervejaria na segunda maior do mundo em termos de vendas.
Alan Clark, que chefiava as operações europeias da cervejaria, e estava sendo preparado para se tornar CEO, assumirá o posto imediatamente. Originalmente, Clark sucederia Mackay em julho.
Mackay deveria assumir nesse mesmo mês o cargo de presidente do conselho de administração. A mudança proposta tinha sido polêmica, por contrariar orientação do código de governança corporativa do Reino Unido.
O cargo de presidente do conselho de administração será mantido "sob análise até o resultado do tratamento [de Mackay]", informou a SABMiller. Nesse meio tempo, John Manser, vice-presidente do conselho de administração, assumirá como presidente interino.
"Nossos pensamentos e orações estão, obviamente, com Graham e sua família neste período difícil.... Ele deu imensa contribuição para transformar a SABMiller no que é hoje, mas a transição de Graham para Alan, de acordo com os nossos planos de sucessão, está em fase final", disse Manser, em nome do conselho de administração.
Fundada em 1894 como uma cervejaria modesta, com raízes sul-africanas, com capital social de 350 mil libras esterlinas e 300 mil libras esterlinas em debêntures, a empresa se tornou destaque do índice FTSE 100, ao crescer para uma multinacional que atualmente gera a maior parcela de seus lucros na América Latina.
As aquisições realizadas sob o comando de Mackay, nascido na África do Sul, foram arrojadas. A empresa recebeu críticas por pagar sobrepreço por ativos, especialmente pela Foster's, sua rival australiana de menor porte. Mas as compras se mostraram vantajosas.
Juntamente com Malcolm Wyman, que deixou o cargo de diretor financeiro dois anos atrás, Mackay transferiu o registro primário da empresa para Londres em 1999, levantando 300 milhões de libras esterlinas (US$ 457,8 milhões) nos mercados de capitais internacionais.
No mesmo ano, a empresa assumiu participação controladora na Pilsner Urquel e na Radegast, na República Tcheca, inaugurando uma onda de compras, que incluiu a aquisição da Miller nos Estados Unidos e da Bavária, na América Latina, entre outras.
As aquisições - ao lado da "joint-venture" do grupo com a CR Snow, a maior cervejaria da China - comprovam a tese de Mackay de que a cerveja é um negócio local, sob o domínio de marcas locais.
Hoje, a SABMiller tem uma capitalização de mercado de 54 bilhões de libras esterlinas (US$ 82,4 bilhões), e cerca de 80% de suas vendas são realizadas em mercados emergentes.
Mackay, que se submeteu a cirurgia na segunda-feira, afirmou em nota aos funcionários: "Estou indizivelmente orgulhoso desta companhia, do que ela conquistou e da forma que assumiu. Certamente não prevejo qualquer impacto deste acontecimento sobre suas operações ou direção estratégica, que continuarão a correr normalmente. [...] Alan vai simplesmente assumir as demais responsabilidades executivas um pouco antes que o previsto."
Veículo: Valor Econômico