Para ativar vendas, mais embalagens

Leia em 1min 20s

Por razões diversas que incluem efeitos negativos do calendário, inflação em alta e menor renda disponível do consumidor, o volume de cerveja vendido pela Ambev caiu 5,8% no primeiro trimestre. Para tentar ativar o consumo nos próximos meses, a companhia vai ampliar a oferta de embalagens.

"Em termos de queda nos volumes, tivemos impacto semelhante em 2003, mas as circunstâncias eram diferentes", disse, na terça-feira, o presidente da Ambev João Castro Neves. À época, a Schincariol derrubou a fatia de mercado da Ambev de 70,1 % em junho de 2003 para 63,2% em dezembro, com o lançamento da Nova Schin e forte campanha de marketing. O contexto agora é outro e todos os fabricantes enfrentam a mesma desaceleração do consumo.

Para tentar ativar o consumo nos próximos meses, "vamos aplicar mais a estratégia de embalagem do que a de modificação de preço", diz o diretor financeiro e de relações com investidores da Ambev, Nelson Jamel. A empresa vai ampliar a oferta de embalagens, para diferentes situações de consumo. Entre elas está a garrafa de vidro retornável de 300 ml. Esta começou a ser vendida em mercado teste em 2011 e agora está no Sudeste e Nordeste. A introdução de diferentes formatos, a evolução de marcas premium e o aumento de participação de mercado no Norte e Nordeste estão entre as prioridades da empresa.

Depois de um primeiro trimestre ruim, a boa notícia é que a indústria começa o segundo trimestre com estoques menores. Dados do Sistema de Controle de Produção de Bebidas (Sicobe), da Receita Federal, mostram queda de 2,8% na produção de cerveja de janeiro a abril.



Veículo: Valor Econômico


Veja também

Sucos Do Bem dão toque brasileiro à decoração do Le Bon Marché, em Paris

Internacionalização ainda não está nos planos da marca, que tem como meta expandir a distrib...

Veja mais
Confiança na Ambev reverte queda na bolsa

A confiança na fama de que os executivos da Ambev são capazes de entregar bons resultados e superar desafi...

Veja mais
Ambev reduz perspectivas de crescimento no Brasil

Inflação dos alimentos e calendário de verão mais curto, com carnaval em fevereiro, contribu...

Veja mais
Ambev manterá investimentos apesar de queda nas vendas

A Ambev reforçou que apesar da queda de 6,3% no volume total de vendas computadas no primeiro trimestre de 2013, ...

Veja mais
Inflação no Brasil faz InBev reduzir previsão de volumes para indústria de cerveja

A Anheuser-Busch InBev, maior cervejaria do mundo, reduziu perspectivas para o crescimento no Brasil, o segundo maior me...

Veja mais
Inflação esfria venda de cerveja no Brasil

Queda no consumo da bebida, em meio à alta de preços, tem impacto negativo no balanço global das ce...

Veja mais
Empresário vende água rara no Paraná

Fonte rara descoberta no interior do Paraná se transformou em aposta no concorrido mercadoA água que brota...

Veja mais
Condições climáticas afetam a produção de vinhos na França

Frio, chuvas... As condições climáticas desfavoráveis, como baixas temperaturas e chuvas, af...

Veja mais
Lucro da Ambev sem minoritário soma R$ 2,34 bi no 1º tri

A Ambev (Companhia de Bebidas das Américas) registrou lucro líquido de R$ 2,343 bilhões no primeiro...

Veja mais