Indústria deve investir 25 mi de euros para elevar consumo de suco de laranja

Leia em 3min 20s

Camila Souza Ramos
SÃO PAULO

O setor de processamento de suco de laranja do País planeja investir aproximadamente 25 milhões de euros (R$ 71,8 milhões) em um plano piloto para promover o consumo de suco de laranja nos dez maiores consumidores mundiais, a começar pela Alemanha, onde a demanda caiu 22,8% entre os anos de 2003 e 2010, passando de 256 mil toneladas para 198 mil toneladas.

O projeto está sendo organizado pela Associação Nacional de Exportadores de Sucos Cítricos (CitrusBR) e deve ser iniciado no segundo semestre deste ano, afirmou o diretor executivo da entidade, Ibiapaba Neto, em conversa com o DCI.

O projeto na Alemanha consiste em uma das frentes de uma ação de marketing que o setor pretende promover entre os dez maiores mercados consumidores de suco de laranja do mundo, que incluem também Japão, Estados Unidos, Reino Unido, França, Rússia, Polônia, China, Noruega e Canadá.

O mercado alemão deve ser o primeiro alvo da campanha por ser o segundo maior consumidor mundial de suco de laranja. Inicialmente, o plano era direcionar a primeira ação de marketing para o Reino Unido, mas a associação calculou que o retorno do investimento não seria suficiente. Porém, a ideia é espalhar para todos os dez mercados do produto, de acordo com a cultura de consumo de cada um.

"Os alemães, por exemplo, têm uma tradição de economia muito grande. O francês gosta de qualidade e paga por um suco premium. Na Noruega, [o consumidor] quer o premium do premium", exemplifica o diretor executivo da CitrusBR.

A verba de 25 milhões deverá sair das associadas à CitrusBR - Cutrale, Dreyfus e Citrosuco -, mas Netto defende também a participação de produtores no investimento.

As ações de marketing do suco de laranja brasileiro foram fruto de um investimento de ao menos US$ 1 milhão em um estudo com a TetraPak, que realizou "um diagnóstico do que aconteceu com o consumo [de sucos cítricos] nestes países".

Entre 2003 e 2010, o consumo dos dez maiores mercados consumidores passou de 1,94 milhão de toneladas para 1,78 milhão de toneladas, uma queda de 8,24%. Os maiores recuos ocorreram nos mercados alemão, norte-americano e japonês.

Na contramão, o mercado chinês praticamente dobrou o consumo nesse período, tendo passado de 44 mil toneladas ao ano para 88 mil toneladas ao ano. Mesmo em apenas entre 2009 e 2010, o consumo cresceu 18,9%. Porém, em números absolutos, ainda há pouco para se comemorar. Em 2010, o volume de suco de laranja ingerido pelos chineses foi somente 10,8% do volume consumido pelos norte-americanos e 44% da demanda alemã, mercados que estão em trajetória de queda.

"O suco de laranja é uma commodity cara. O chinês ainda não tem renda para tomar suco de laranja no mesmo ritmo que um europeu em crise", explica o diretor executivo da CitrusBR.

A redução da demanda do mercado europeu e norte-americano tem ocorrido pela substituição do consumo por outras bebidas. Para reverter essa tendência, a indústria brasileira acredita que é possível "fazê-los tomarem o mesmo suco que eles tomavam antes", diz Netto, mesmo em meio à dificuldade principalmente dos países europeus em sair da crise econômica.

Perspectiva

A última estimativa do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA) de queda de 3% na safra de laranja na Flórida, que deve ser nesta safra de 134 milhões de caixas de 40,8 kg, abriu a perspectiva de crescimento para o mercado brasileiro. De acordo com o Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea), as exportações de suco concentrado já estão 35% maiores em volume na primeira parcial desta safra, na comparação com o ano passado.

Porém, a indústria não vê com bons olhos a redução dos parques citrícolas dos Estados Unidos e do Brasil, já que o preço da laranja pode pressionar os custos do setor. A perspectiva do setor, portanto, não é adequar a oferta à queda do consumo. "Não queremos adequar a oferta de fruta à demanda, queremos que a demanda volte a crescer", diz Netto.



Veículo: DCI


Veja também

Turismo cervejeiro ganha rotas no Brasil

Em visita às fábricas, turistas acompanham o processo produtivo das cervejas e provam a bebida direto da f...

Veja mais
Vinhos gaúchos podem ganhar mercado no Japão

Importadora japonesa deve fechar encomendas com quatro vinícolasQuatro vinícolas gaúchas podem fech...

Veja mais
Vinho Dom Bosco patrocina Festa de São João de Arcoverde

A ação faz parte da campanha publicitária da marca, criada exclusivamente para a região Nord...

Veja mais
Brahma lança projeto sustentável

Com a estreia da Copa das Confederações, a cerveja Brahma, da AmBev, quer testar a habilidade dos torcedor...

Veja mais
Exportadores de suco de laranja se voltam para o Brasil

A americana Joaima Escandon hoje com32 anos, cresceu  ouvindo a avó repetir uma recomendação: ...

Veja mais
Cerveja sem mistério

Augusto PioRecentemente, ela foi até a Bélgica receber o certificado e a medalha de ouro pela Cerveja Brav...

Veja mais
Volume das exportações de vinhos finos brasileiros cresce 23% em 2012

Balanço do projeto Wines of Brasil também registra ampliação de valor exportado, no nú...

Veja mais
EUA busca espaço para as cervejas artesanais

Rio - O Tio Sam pode estar querendo conhecer a nossa batucada, como diz o samba-exaltação de Assis Valente...

Veja mais
Brasil perde espaço na receita da Campari

A operação brasileira da Campari vendeu menos no ano passado e está perdendo espaço dentro d...

Veja mais