Marca de suco quer faturar R$ 180 milhões

Leia em 3min 30s

Empresa carioca aposta em produto 100% natural e fechou contrato para distribuição na rede Pão de Açúcar, em São Paulo

 

 



As caixinhas coloridas de suco da empresa Do Bem agora podem ser encontradas nas lojas Pão de Açúcar do Estado de São Paulo. A expectativa é de que as vendas na rede elevem em 15% o faturamento anual, iniciativa importante para o negócio atingir a meta de R$ 180 milhões estipulada para 2016.

Os sucos já eram vendidos em 23 unidades do Pão de Açúcar e Extra no Rio de Janeiro desde o ano passado e a entrada no mercado paulista esta semana surgiu de uma negociação natural diante da performance de vendas nos supermercados cariocas.

A Do Bem entrou no mercado com a proposta de inovar na categoria de sucos naturais em caixinha no Brasil e surgiu da vontade do empresário Marcos Leta de desenvolver um produto para simplificar a vida das pessoas que buscavam consumir produtos mais saudáveis. "A história começou depois de eu tomar suco de laranja em uma casa de suco e pensar: 'por que não existia no mercado um suco 100% espremido em uma caixinha?'", conta.

A pesquisa para desenvolver a tecnologia de envasamento do suco sem conservantes e sem corantes durou dois anos. A empresa compra as frutas diretamente dos produtores e faz a divisão por safras. As amostras de cada safra são levadas para laboratório, onde são analisados fatores como cor, sabor e doce natural. "Fazemos igual vinho, um blend de safras para chegar ao nosso padrão", explica Leta.

Em seguida, o suco é processado, pasteurizado e embalado. "O que estraga qualquer bebida ou alimento é o contato com o ar. O nosso maior desafio é fazer com que aquela bebida em nenhum momento tenha contato com o ar. Assim, conseguimos colocar um suco totalmente fresco em caixinha", pontua o empresário. Para isso, a Do Bem realiza uma pasteurização rápida para matar microrganismos e envasa o produto em embalagens Tetra Pak a vácuo. Assim, o negócio consegue ampliar a validade do suco de laranja natural para quatro meses.

A média de preços de um suco Do Bem é de 20% a 30% mais caro em relação aos concorrentes convencionais. De acordo com Leta, o diferencial do seu empreendimento está nos benefícios nutricionais presentes em um suco natural em comparação com o que existe no mercado composto com 30% de fruta e o restante de água e açúcar. "Cada um tem o seu mercado, mas não vale mais a pena ter um suco com 100% de fruta fresca, com todas vitaminas de um suco verdadeiro para beneficiar sua saúde?", diz.

Atualmente, a Do Bem tem nove sabores, incluindo água de coco e chá mate com limão. Até o fim do ano, serão mais cinco lançamentos. Este ano, a empresa também vendeu os sucos pela primeira vez no exterior. Foi para a rede parisiense Le Bon Marché durante evento em que a marca francesa ofereceu uma série de produtos brasileiros aos clientes. "Estamos em negociação para manter o envio dos produtos e abrimos recentemente uma área na empresa com representação para a Europa", conta Leta.

Apesar do mercado de sucos naturais estar mais consolidado lá fora, Leta aponta dois diferenciais da empresa brasileira no exterior: as frutas tropicais e o suco fresco. "Setenta por cento da produção de suco de laranja europeu vem do Brasil. Por mais que eles comprem o suco fresco em tambores refrigerados, sempre existe uma perda de vitaminas e minerais nesse processo", afirma.

Mercado. De acordo com a analista de mercado da empresa de pesquisa Nielsen, Sabrina Balhes, entre as categorias consideradas saudáveis, a de suco pronto é a que mais cresce no País. Em 2012, as vendas aumentaram 21,7% em comparação com o ano anterior, de R$ 2,4 bilhões para R$ 3 bilhões. E o cenário está relacionado com a preocupação cada vez maior com a saúde. "A saúde aparece como a principal preocupação dos brasileiros, ao contrário dos outros países da América Latina, que se preocupam, primeiro, com a estabilidade do emprego e com a economia", diz Sabrina.

 

 Veículo: O Estado de S.Paulo


Veja também

Depois da vodca, setor de bebidas aposta em uísque com sabores

Novidade, que mira mulheres e jovens, puxa avanço nas vendasOs produtores de bebidas alcoólicas ampliam co...

Veja mais
Femsa avalia novas aquisições no Brasil

Com R$ 5 bilhões em caixa, a mexicana Coca-Cola Femsa, maior engarrafadora da Coca-Cola do mundo, vai desembolsar...

Veja mais
Nos EUA, o avanço da cerveja artesanal

Microcervejarias detêm hoje mais de 10% da receita do mercado americano da bebidaDENISE CHRISPIM MARINAo som de ro...

Veja mais
Femsa compra empresa brasileira por R$ 978 mi

Maior engarrafadora de refrigerantes da Coca-Cola no mundo anunciou ontem a aquisição da Companhia Flumine...

Veja mais
Coca-Cola Femsa (KOF) compra empresa brasileira por R$ 978 milhões

A mexicana Coca-Cola Femsa (KOF), maior engarrafadora de refrigerantes da Coca-Cola no mundo, comprou a Companhia Flumin...

Veja mais
Coca-Cola Life é lançada na Argentina

A Coca-Cola escolheu a Argentina para ser o cenário do lançamento de seu novo refrigerante, o "Coca-Cola L...

Veja mais
Vinhos Dom Bosco em garrafa ecológica

Produzida com menos vidro, a embalagem na cor âmbar também ajuda a conservar o sabor leve e frutado da bebi...

Veja mais
Sucos de uva Aurora têm nova e exclusiva garrafa de vidro, produzida pela Owens-Illinois

A Vinícola Aurora, líder nacional em sucos de uva integrais, leva ao mercado a sua já consagrada li...

Veja mais
Preço do suco cai e citricultor foca mercado interno

SÃO PAULOA queda do preço do suco de laranja no mercado externo, que já acumula baixa de 13% neste ...

Veja mais