Três empresas brasileiras — Matte Leão, Sul América e ArmcoStaco — dão suas receitas para a longevidade, que incluem a diversificação de produtos e a criação de novas formas de se relacionar como público alvo
Sinônimo de chás no Brasil, a centenária Matte Leão—fundada em 1901— teve que se reinventar diversas vezes ao longo de sua trajetória. Da erva tostada aos chás prontos para beber, a marca é até hoje líder demercado.
Quase 90 anos depois de sua fundação, a Leão lançou no verão de 1987 seu mate em copo pronto para beber, hoje um de seus maiores sucessos. Inicialmente, o foco dos copinhos eramas praias cariocas, mas logo se expandiram para todo o país. E também ganharam um concorrente à altura: os galões de ambulantes que vendem a bebida e que não compram a matéria prima da empresa original. Acompanhia sequer fornece os uniformesdos vendedores,mas aproveita a divulgação gratuita.
“Rio de Janeiro, São Paulo,Minas Gerais e a região Sul do país têm uma forte relação com a marca.Alguns estados com mate quente e outros como gelado. Aumentar a exposição da Matte Leão nas regiões Norte e Nordeste é o maior desafio da Coca-Cola Brasil desde a incorporação damarca”, explica Renato Fukuhara, diretorde chás da Coca- Cola Brasil. Em 2007, a americana adquiriu a Matte Leão.
Apesar da expertise internacional adquirida com a incorporação, segundo Fukuhara, o foco continua a ser o mercado nacional, mesmo com o mate tendo sido lançado no Japão. “O Japão é o principal mercado de chás gelados do mundo. Os nossos mates até chegama outros países,mas o foco continua sendo o mercado nacional, que ainda apresenta oportunidades”, diz Fukuhara.
Depois de algumas mudanças no seu visual, a Matte Leão começou a chegar recentemente aos pontos de venda com nova cara. “A ideia do novo layout é mostrar ao consumidor que o mate é feito de erva e que colocamos suco de fruta”, destaca o executivo, que não descarta o lançamento de novos sabores.
Outras marcas centenárias também tiveram que se reinventar para continuar suas trajetórias de sucesso. É o caso da SulAmérica, que em 2007 lançou as rádios em SulAmérica Trânsito em São Paulo e depois a SulAmérica Paradiso, no Rio para focar no seu público de seguro automotivo. “Ainda no Rio, inauguramos o Centro de Convenções SulAmérica, projetado para receber grandes eventos”, conta Patrick de Larragoiti Lucas, presidente do Conselho de Administração da SulAmérica SA.
A diversificação também faz parte da história da fabricante de materiais para obras de infraestrutura ArmcoStaco, que ampliou o portfólio de aço na década de 1990. Hoje, produz cinco mil toneladas por mês de itens com essa matéria-prima para clientes como OAS.
Histórico
■ 1901:Fundação da empresa.
■ 1938:Lançamento do Granel (Lata).Atenta ao consumidor, que adicionava uma brasa ao mate,a Leão ança o chá.
■ 1969:Empresa mantém seu ritmo dedesenvolvimento e atenta às tendências do mercado, que exigem a diversificação, lançao Matte Leão Concentrado,em garrafas do tipo one-way.
■ 1987:No verão,a novidade foi o lançamento do MatteLeão pronto para beber.O produto surge em copinhos. Inicialmente focado nas praias do Rio,o produto expande-se por todo o país.
■ 2009: Matte Leão lança nova identidade visual e inaugura nova fábrica de chás secos em Fazenda Rio Grande,no Paraná.Dois anos antes, a empresa foi adquirida pela Coca-Cola Brasil.
■ 2013:Matte Leão lança a atual identidade visual dos seus produtos. Segundo Renato Fukuhara, diretor de chás da Coca-Cola Brasil,o objetivo é mostrar como o mate é produzido.
Veículo: Brasil Econômico