Matte Leão, Sul América e ArmcoStaco: Centenárias e reinventadas

Leia em 3min

Três empresas brasileiras — Matte Leão, Sul América e ArmcoStaco — dão suas receitas para a longevidade, que incluem a diversificação de produtos e a criação de novas formas de se relacionar como público alvo

Sinônimo de chás no Brasil, a centenária Matte Leão—fundada em 1901— teve que se reinventar diversas vezes ao longo de sua trajetória. Da erva tostada aos chás prontos para beber, a marca é até hoje líder demercado.

Quase 90 anos depois de sua fundação, a Leão lançou no verão de 1987 seu mate em copo pronto para beber, hoje um de seus maiores sucessos. Inicialmente, o foco dos copinhos eramas praias cariocas, mas logo se expandiram para todo o país. E também ganharam um concorrente à altura: os galões de ambulantes que vendem a bebida e que não compram a matéria prima da empresa original. Acompanhia sequer fornece os uniformesdos vendedores,mas aproveita a divulgação gratuita.

“Rio de Janeiro, São Paulo,Minas Gerais e a região Sul do país têm uma forte relação com a marca.Alguns estados com mate quente e outros como gelado. Aumentar a exposição da Matte Leão nas regiões Norte e Nordeste é o maior desafio da Coca-Cola Brasil desde a incorporação damarca”, explica Renato Fukuhara, diretorde chás da Coca- Cola Brasil. Em 2007, a americana adquiriu a Matte Leão.

Apesar da expertise internacional adquirida com a incorporação, segundo Fukuhara, o foco continua a ser o mercado nacional, mesmo com o mate tendo sido lançado no Japão. “O Japão é o principal mercado de chás gelados do mundo. Os nossos mates até chegama outros países,mas o foco continua sendo o mercado nacional, que ainda apresenta oportunidades”, diz Fukuhara.

Depois de algumas mudanças no seu visual, a Matte Leão começou a chegar recentemente aos pontos de venda com nova cara. “A ideia do novo layout é mostrar ao consumidor que o mate é feito de erva e que colocamos suco de fruta”, destaca o executivo, que não descarta o lançamento de novos sabores.

Outras marcas centenárias também tiveram que se reinventar para continuar suas trajetórias de sucesso. É o caso da SulAmérica, que em 2007 lançou as rádios em SulAmérica Trânsito em São Paulo e depois a SulAmérica Paradiso, no Rio para focar no seu público de seguro automotivo. “Ainda no Rio, inauguramos o Centro de Convenções SulAmérica, projetado para receber grandes eventos”, conta Patrick de Larragoiti Lucas, presidente do Conselho de Administração da SulAmérica SA.

A diversificação também faz parte da história da fabricante de materiais para obras de infraestrutura ArmcoStaco, que ampliou o portfólio de aço na década de 1990. Hoje, produz cinco mil toneladas por mês de itens com essa matéria-prima para clientes como OAS.

Histórico

■ 1901:Fundação da empresa.

 

■ 1938:Lançamento do Granel (Lata).Atenta ao consumidor, que adicionava uma brasa ao mate,a Leão ança o chá.

 

■ 1969:Empresa mantém seu ritmo dedesenvolvimento e atenta às tendências do mercado, que exigem a diversificação, lançao Matte Leão Concentrado,em garrafas do tipo one-way.

 

■ 1987:No verão,a novidade foi o lançamento do MatteLeão pronto para beber.O produto surge em copinhos. Inicialmente focado nas praias do Rio,o produto expande-se por todo o país.

 

■ 2009: Matte Leão lança nova identidade visual e inaugura nova fábrica de chás secos em Fazenda Rio Grande,no Paraná.Dois anos antes, a empresa foi adquirida pela Coca-Cola Brasil.

 

■ 2013:Matte Leão lança a atual identidade visual dos seus produtos. Segundo Renato Fukuhara, diretor de chás da Coca-Cola Brasil,o objetivo é mostrar como o mate é produzido.





Veículo: Brasil Econômico


Veja também

Potencial da cachaça atrai investimento de múltis

A cachaça se tornou aposta das multinacionais do setor de destilados, que investem na compra de marcas ou na asso...

Veja mais
SABMiller vai expandir produção de cerveja de mandioca

A SABMiller, segunda maior cervejaria do mundo, em volume vendido, quer expandir a produção de sua cerveja...

Veja mais
No Maranhão, pinga de macaxeira

Está prevista para este ano a inauguração da primeira fábrica de tiquira, a pinga muito popu...

Veja mais
Cachaça agora é negócio de estrangeiro

A cachaça é a nova aposta das multinacionais do setor de bebidas, que investem na compra de marcas ou na a...

Veja mais
Suco de laranja cai na Bolsa deNY por baixo consumo nos EUA

O consumo de suco de laranja nos Estados Unidos voltou a cair e derrubou os preços da commodity ontem na Bolsa de...

Veja mais
OEstado abriga cerca de 40 novas microcervejarias

Num mercado ainda novo, o Estado abriga cerca de 40 novas microcervejarias comerciais e cerca de 120 caseiras não...

Veja mais
Governo vai redefinir a fórmula da cerveja

Na tentativa de intermediar uma série de interesses distintos de grandes cervejeiras do país e produtores ...

Veja mais
Cerveja Stella Artois será fabricada em Lages

“Lages serve de modelo ao mundo”Inaugurada há 19 anos com uma das maiores gerações de i...

Veja mais
Desponta o consumo de café

As vendas de café no varejo devem crescer 20,3% nos próximos anos, alcançando R$ 8,3 bilhões...

Veja mais