Segundo estudo da Associação Nacional dos Exportadores de Sucos Cítricos (CitrusBR), com base em levantamento realizado por auditorias em cada uma das empresas associadas, o estoque de suco de laranja brasileiro em 30 de junho de 2013 alcançava 766 mil toneladas convertidas em suco concentrado equivalente a 66 Brix (conteúdo de açúcares de um suco), em comparação às 662 mil toneladas na mesma data do ano passado.
A CitrusBR informa que a safra corrente está projetada em 268,350 milhões de caixas de laranja de 40,8 quilos, 30% inferior aos 385 milhões de caixas do período anterior. O consumo este ano deve alcançar 40 milhões de caixas de laranja no mercado in natura. As indústrias, portanto, devem processar aproximadamente 228,350 milhões de caixas.
A empresa estima que a produção total de suco de laranja na safra em curso será de 845,7 mil toneladas de FCOJ (suco concentrado de laranja congelado, na sigla em inglês). A associação explica que, em virtude das excessivas chuvas nos meses de maio, junho e julho, o rendimento industrial é considerado um dos piores da história: são necessárias 270 caixas de laranja para a produção de 1 tonelada de suco. Em anos anteriores, eram necessárias 250 caixas para cada tonelada de suco.
A associação ressalta que apesar de o número (766 mil toneladas) ser o maior da série histórica, há sinais de melhoras para o próximo ano, em que o estoque deve cair para 476 mil toneladas. O cálculo considera a estabilidade das exportações de suco de laranja em baixos níveis, da ordem de 1,080 milhão de toneladas de FCOJ, e um consumo adicional de outras 55 mil toneladas no mercado brasileiro.
Veículo: DCI