As cervejas, vinhos e uísques estão, sem dúvida, entre as bebidas preferidas dos pais. Assim, as lojas especializadas na comercialização das bebidas comemoram o aumento da demanda, em função do dia dedicado a eles, a ser comemorado no domingo. A ampliação das vendas alcança até 50% na comparação com idêntico período do ano passado. A fim de atrair o consumidor, os estabelecimentos apostam em um atendimento especializado e produtos diferenciados. O tíquete médio é superior a R$ 100.
A Casa Rio Verde, com seis lojas espalhadas por diferentes regiões da capital mineira e uma em Nova Lima, na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH), estima que as vendas já cresceram 50% frente a idêntico período do exercício passado. Entre as estratégias utilizadas para atrair a clientela, a empresa apostou nos valores promocionais de alguns rótulos.
Conforme a gerente-geral, Renata Andrade, por ser inverno, a preferência é pelos vinhos tintos, que combinam melhor com as temperaturas mais baixas, e também por aqueles que podem ser facilmente harmonizados com alguns pratos.
Ela ainda observa que os vinhos armazenados por um período mais longo e os do Velho Mundo também costumam agradar. De acordo com ela, os filhos chegam às lojas dispostos a desembolsar valores variados, em uma faixa de preço que varia de R$ 80 a R$ 200. Além disso, a empresa ainda oferece a possibilidade de montar quites combinando alguns tipos de vinho. A modalidade de pagamento mais utilizada, apesar do elevado índice de endividamento do consumidor, continua sendo o cartão de crédito.
Demanda - Na Decanter, enoteca localizada na região da Savassi, a demanda aumentou 15% sobre o Dia dos Pais de 2012, o percentual se encaixa nas estimativas do estabelecimento. Entretanto, o sommelier, Nelton Fagundes, percebe uma mudança no comportamento do consumidor, que chega em busca de presentes para a data. De acordo com ele, os filhos preferem os rótulos de melhor qualidade, com valor mais elevado, em relação a um número maior de garrafas.
Os mais procurados têm uma faixa de preço que varia de R$ 132 a R$ 630, com destaque para aqueles produzidos na região francesa de Borgonha, conhecida pela produção de vinhos. Outro presente bastante procurado são os ingressos para a Decanter Wine Show, vendidos a R$ 150. O evento acontece no próximo dia 22, no espaço para eventos Imperador, no bairro Gutierrez, região Oeste de Belo Horizonte. Nele, o consumidor tem a opção de degustar 250 rótulos de vinho diferentes.
Fagundes aponta ainda outros fatores responsáveis por impulsionar os negócios. Entre eles está o atendimento especializado, no qual a maior parte dos atendentes entende bastante sobre vinhos. Além da comercialização dos vinhos, a estrutura da Decanter contempla também um restaurante e um empório, onde é possível encontrar queijos, chocolates, azeites especiais, torradas e outras iguarias, que, combinadas, são responsáveis por tornar a degustação de um bom vinho ainda mais saborosa.
Em seu primeiro Dia dos Pais, a franquia do Mr. Beer localizada no Itaú Power Shopping, em Contagem, na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH), percebe aumento de 80% em relação às demais datas comemorativas. No entanto, o proprietário, Arivaldo Resende de Castro Junior, esperava que o movimento dobrasse. Ele acredita que a previsão não tenha sido concretizada em função da queda no número de freqüentadores do complexo, provocada pela abertura do Metropolitan Shopping Betim, em cidade homônima da RMBH, e o fato do mall ter passado a cobrar pelo estacionamento.
Confiança - Porém, Castro Junior está confiante em uma movimentação maior ao longo do fim de semana, uma vez que o brasileiro ainda mantém o hábito de comprar os presentes nas vésperas da data. No local, as cervejas especiais estão entre as mais procuradas, com destaque para o estilo Pale Ale. Ele também cita as cervejas da marca Krug Bier, normalmente vendidas a um valor mais acessível. No local, é possível encontrar não apenas variações de tipos, mas também de preços, que vai de R$ 7,90 a R$ 250.
O mau desempenho do varejo, no entanto, afeta alguns estabelecimentos do ramo. O gerente da Royal Vinhos Finos, no bairro Cidade Jardim, região Centro-Sul, Leonardo Gomes, afirma que a demanda está 30% inferior a de anos anteriores e que é menor, inclusive, em relação a do mês passado. A previsão de crescimento para a data em 2013 era de 15%. Contudo, a empresa não traçou nenhuma ação para concretizar a estimativa, optando por direcionar recursos para a participação em um evento da área de casamentos.
Veículo: Diário do Comércio - MG