Inflação elevada deve reduzir vendas de cerveja

Leia em 1min 30s

Diante de mais um trimestre de retração nos volumes no Brasil, a AB InBev, maior fabricante de cervejas do mundo e dona da Ambev, voltou a mostrar preocupação com os impactos da inflação ao seu negócio no País. Com base no resultado do período e na previsão para os últimos três meses, o grupo passou a considerar o pior o cenário de suas expectativas para o fechamento do ano, ou retração nos volumes.

O intervalo da previsão variava de estabilidade a queda de um dígito. No terceiro trimestre, a subsidiária brasileira (Ambev) vendeu 4% a menos em cerveja do que em igual período do ano passado. A companhia atribui a retração ao mercado ainda desafiador, com inflação elevada e menor renda disponível para o consumo do produto, além de clima desfavorável.

"A inflação de alimentos desacelerou consideravelmente nos últimos meses, mas ainda está bem acima da inflação geral e continua a pressionar a renda disponível de nossos clientes potenciais", afirma a AB InBev em comunicado. O Brasil é o terceiro maior mercado para cervejas, atrás da China e dos EUA.

Para confrontar o cenário mais desafiador, a Ambev aposta em uma estratégia de embalagens mais acessíveis e num esforço para aumentar os volumes de marcas premium no país. Apesar da retração nos volumes, a companhia elevou em 6% as receitas por hectolitro com a venda de cervejas no Brasil.

Receitas

Além dessas estratégias, a Ambev cita também um impacto positivo de maior distribuição direto do produto. A receita líquida da companhia como um todo -inclui refrigerantes e outros mercado além do Brasil- subiu 5,3% no período, para R$ 8,46 bilhões. Já o lucro, de R$ 2,28 bilhões, caiu 7,9% em relação ao terceiro trimestre de 2012, influenciado por uma piora no resultado financeiro da empresa e impostos mais altos.



Veículo: Diário do Nordeste


Veja também

Consumidor não reage e venda da Ambev cai

O ambiente de consumo permanece difícil para Ambev, mas seus executivos demonstraram certo entusiasmo quanto &agr...

Veja mais
Coca-Cola Femsa compra Spaipa por US$ 1,855 bi

Com a aquisição, fechada em dinheiro, a engarrafadora mexicana elevará em 40% seu volume de vendas ...

Veja mais
Mercado de cervejas premium cresce em ritmo acelerado nos últimos anos

Espaço para expansão de vendas das cervejas especiais ainda é amplo na comparação com...

Veja mais
Ambev apurou retração de quase 8%

A fabricante de bebidas Ambev registrou lucro líqüido de R$ 2,280 bilhões no terceiro trimestre deste...

Veja mais
Lucro da AB Inbev atinge US$ 2,21 bilhões no 3ºtri2013

O lucro líquido da cervejaria Anheuser-Busch InBev subiu para US$ 2,21 bilhões no terceiro trimestre de 20...

Veja mais
Ambev vende menos cerveja e refrigerantes no Brasil

A Ambev registrou queda de 5% no volume de cerveja comercializado no Brasil no terceiro trimestre de 2013 ante igual per...

Veja mais
Lucro sem minoritário da Ambev cai 8% no 3º trimestre

A fabricante de bebidas Ambev registrou lucro líquido de R$ 2,280 bilhões no terceiro trimestre deste ano,...

Veja mais
Projeto Conhecendo os Vinhos do Brasil leva dirigentes e empresários supermercadistas à Serra Gaúcha

Missão comercial recebeu 32 representantes de supermercados de seis estados brasileiros    ...

Veja mais
Coca-Cola Femsa é autorizada a iniciar integração com Spaipa

O Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) aprovou, sem restrições, a operaçã...

Veja mais