Sococo aposta em novos produtos

Leia em 2min 10s

Uma das maiores produtoras de coco e derivados do mundo, a Sococo aposta na bebida da fruta para crescer


Todos os dias, cerca de 430 mil cocos são colhidos em uma fazenda de 6,5 mil hectares da Sococo, em Moju, no Pará. Os frutos são levados até o parque industrial da empresa em Ana­nindeua, no mesmo Estado, de onde saem a água da fruta e derivados como o coco ralado e o leite de coco. A empresa de Maceió, que teve um faturamento de R$ 394 milhões em 2012, é uma das maiores produtoras de coco do mundo, e vencedora do ranking setorial de AS MELHORES DO MIDDLE MARKET.
 
Desde 1966, quando a Sococo foi fundada, receitas como o bobó de camarão, pães, bolos e doces levam ingredientes com a marca da Sococo para a mesa dos brasileiros. Entre 2010 e 2013, a Sococo cresceu 15%, a partir de melhorias no manejo de seus coqueirais e nas fábricas. “Investimos em novas tecnologias agrícolas e industriais que têm garantido à Sococo uma posição de destaque na coqueicultura mundial”, diz o presidente da empresa, o engenheiro agrônomo Emerson de Melo Tenório. Um exemplo disso é que, enquanto cada coqueiro produz uma média de 45 frutos por ano no Brasil, a Sococo consegue colher mais de 120 cocos por planta no mesmo período.
 
O consumo de derivados da polpa do coco avança num ritmo de 4% ao ano, mas vem enfrentando a concorrência das importações, principalmente da Indonésia e da Índia. Já a água de coco, cujo consumo cresce cerca de 10% ao ano, é a grande aposta da Sococo para seguir ganhando espaço. “Nossa estratégia vem sendo construída desde 2009, com a implantação de um novo polo produtor, em Santa Isabel, no Pará”, afirma Tenório. “Esse investimento será responsável por triplicar nossa oferta de água de coco.”
 
Com um aporte de R$ 80 milhões, o coqueiral da fazenda de Santa Isabel, com 2,1 mil hectares, foi criado exclusivamente para a produção da bebida. Lá, a produção terá início em 2014 e será fundamental para incrementar os resultados da companhia e fazer com que ganhe mercado em outros países. Segundo o diretor comercial da Sococo, Paulo Roberto Maya Gomes, a produção vai saltar dos atuais 24 milhões de litros de bebida por ano para 75 milhões de litros, até 2018. “Boa parte da produção de água de coco do polo de Santa Isabel deverá ser destinada ao mercado externo”, diz Gomes.



Veículo: Isto É Dinheiro


Veja também

Novos vinhos finos e espumantes Massimiliano chegam ao mercado

Os produtos aliam a alta qualidade dos vinhos da Serra Gaúcha a preços competitivos ...

Veja mais
Coca-Cola na mesa do paraense

A engarrafadora de refrigerantes Compar aposta em redução de custos para dobrar de tamanho até 2020...

Veja mais
Ambev segura preços no verão

Fabricante das marcas Brahma, Antarctica, Skol, Bohemia e Original promove ação em todo o país para...

Veja mais
Coca-Cola será a primeira marca parceira do Beira-Rio

Prestes a finalizar as obras e se tornar a principal arena esportiva e de entretenimento do Estado, o Beira-Rio passa a ...

Veja mais
Para ampliar venda, Ambev segura preço no verão

A fabricante de bebidas Ambev decidiu não aumentar os preços das suas cervejas aos varejistas neste ver&at...

Veja mais
Proposta para nova receita da cerveja será publicada ainda este ano

A proposta de instrução normativa com a nova fórmula da cerveja será publicada no Diá...

Veja mais
Coca-Cola Brasil prevê grande cenário em 2014

O vice-presidente de comunicação e sustentabilidade da Coca-Cola Brasil, Marco Simões, disse ontem ...

Veja mais
Ambev lança nova campanha de preços no verão

A fabricante de bebidas Ambev lança nesta segunda-feira, 09, a campanha "Verão Sem Aumento", que garante o...

Veja mais
Ambev quer segurar preço da cerveja até 2014

A fabricante de bebidas Ambev lançou ontem a campanha "Verão Sem Aumento", que garante o fornecimento de c...

Veja mais