A Unilever anunciou na sexta-feira, à presidente Dilma Rousseff em um encontro em Davos que irá abrir mais uma fábrica no Brasil, em Minas Gerais. A revelação será feita nos próximos dias como parte de um projeto de expansão no mercado nacional. A companhia já havia indicado que abriria uma nova unidade no Estado de São Paulo.
O anúncio foi feito pelo diretor-executivo da Unilever, Paul Polman. Os detalhes sobre os valores do investimento não foram revelados. Mas Fernando Pimentel, ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, foi quem comunicou publicamente a iniciativa.
A empresa, dona de um faturamento global de R$ 13,6 bilhões, tem como meta expandir suas vendas para o consumidor brasileiro, justamente apostando para ampliação da classe média.
A primeira fábrica nesse projeto de expansão já começou a ser erguida, em Aguaí, no interior de São Paulo. A previsão é de que esteja concluída em 2015. O objetivo é o de ajudar a abastecer os mercados do Sul e Sudeste.
A ofensiva da empresa no Brasil também reflete nos gastos com publicidade. No primeiro semestre de 2013, a companhia liderou o mercado nacional, com um acumulado de R$ 2,2 bilhões. Com marcas como Dove, Rexona, Omo e Hellmanns, a companhia superou as Casas Bahia.
Hoje, a filial da Unilever no Brasil é a segunda maior do mundo, superada apenas pela americana. Atualmente são nove fábricas da multinacional no país.
Veículo: Diário do Comércio - MG