Supermercados focam nas vendas de bebidas

Leia em 3min

A seção de bebidas é uma das mais procuradas no Carnaval e é nesta área que estão as maiores apostas dos supermercadistas para a época. Nas lojas do grupo Pão de Açúcar a expectativa é que a venda de cerveja, carro chefe do período, cresça 20% na comparação com o carnaval do ano passado.

 

Na categoria de cervejas premium as embalagens de 960 ml estão entre os sucessos de venda. "Começamos vender uma cerveja uruguaia com este formato (960 ml) no ano passado e já estamos com nove importadas embaladas nestes garrafões", diz Fabio Rodrigues, gerente comercial do grupo Pão de Açúcar. O executivo afirma que outro produto de destaque tem sido um barril de cinco litros da Heineken. "O consumidor tem um apego por produtos diferentes e existe uma tendência de levar embalagens que oferecem ‘mais por menos’ ", afirma Rodrigues.

 

As cervejas importadas estão ganhando cada vez mais espaço no Pão de Açúcar. Elas já respondem por 30% do total de cervejas que o supermercadista comercializa. Em 2008, elas representavam apenas 15% e em 2007 não chegavam a 10%. Em relação às cervejas tradicionais, a expectativa é que mais de 2,5 milhões de dúzias sejam vendidas somente nos quatro dias de Carnaval, entre 20 e 23 de fevereiro.

 

Em janeiro, a categoria de águas, sucos e isotônicos cresceu 15% se comparado com janeiro de 2008. A expectativa é manter essa taxa de elevação também no mês de fevereiro com a oferta de refrigerantes a preços especiais e maior destaque no ponto de venda. Para os destilados a expectativa é de incremento de 10% nas vendas ante o mesmo período do ano passado, com destaque para bebidas ‘ice’, como as marcas Smirnoff e Orlof, que devem ter elevação de 20%. Nas lojas do Wal-Mart localizadas na região Nordeste a venda de bebidas aumenta em cerca de 70% no período do Carnaval. Para atender a demanda, algumas unidades do Hiper Bompreço, que ficam próximas aos circuitos de carnaval montam tendas para vender as bebidas nos estacionamentos.

 

Itens de verão

 

O período também contempla crescimento de vendas de itens relacionados ao verão. Para produtos como cadeira de praia, guarda-sol, caixas térmicas, infláveis, malas e pneus, o Wal-Mart aumentou seu sortimento em 50% esse ano e suas vendas devem ser, em média, 20% superiores as do ano passado.

 

Nas lojas litorâneas do CompreBem, bandeira do grupo Pão de Açúcar, tendas estão montadas nos estacionamentos das lojas unindo, em um único espaço, os itens mais procurados do verão, como sorvete, gelo, cervejas, água e refrigerantes gelados; protetor solar, cadeira de praia, guarda sol, chinelos, caixas de isopor, ventiladores entre outros.

 

Fantasias

 

Nas lojas do Extra a expectativa da seção de fantasia é crescer 15% e é amparada com um dado - este ano a categoria dobrou o volume de itens para a festa. Neste mês, o Extra espera incrementar as vendas com a promoção "1 Centavo Extra". Na compra dos produtos da promoção, e com mais um centavo, o cliente leva outro produto indicado nos folhetos ou nas campanhas da TV. Nas lojas, os produtos em promoção foram identificados nas prateleiras e gôndolas com cartazes nas cores do Extra, e com o texto "seu poder de compra garantido".

 

Veículo: Gazeta Mercantil


Veja também

ABInBev venderá divisão sul-coreana

A Anheuser-Busch InBev, a maior cervejaria do mundo, está esperando ofertas de até US$ 2,5 bilhões ...

Veja mais
AB InBev venderá divisão por US$ 2,5 bi

A Anheuser-Busch InBev NV, a maior cervejaria do mundo, está esperando ofertas de até US$ 2,5 bilhõ...

Veja mais
Soja não substitui leite

Teste também feito pela Pro Teste, este com bebidas à base de soja, mostra que esses produtos são u...

Veja mais
Uvas a Alá

Maior produtora brasileira de sucos de uva, a Cooperativa Vinícola Aurora se prepara para estrear no mercado isl&...

Veja mais
Schincariol lança tubaína "retrô" dez vezes mais cara

Ninguém dá muita bola para elas. Mas as tubaínas, como são os chamados refrigerantes regiona...

Veja mais
Lançamento da Coca-Cola na Bahia

O carnaval é extremamente disputado pelas empresas porque tem grande presença em todos os tipos de m&iacut...

Veja mais
Fantasia de alumínio

  Veículo: Valor Econômico...

Veja mais
Barril impulsiona desempenho da Heineken

A cerveja Heineken nunca foi muito popular no Brasil. Mas desde o último verão isso vem mudando. A marca, ...

Veja mais
Supermercado puxa alta na venda de cerveja

Tradicionalmente, as vendas de cerveja no Brasil se concentram em bares e restaurantes, os chamados "pontos de dose", co...

Veja mais