O carnaval é extremamente disputado pelas empresas porque tem grande presença em todos os tipos de mídia e serve de suporte para variados tipos de ações. Segundo Emmanuel Publio Dias, diretor de marketing e novos negócios da Escola Superior de Propaganda e Marketing de São Paulo (ESPM-SP), o carnaval oferece ações de propaganda, relacionamento, venda de produtos e experimentação de marcas. Lançamentos também podem ser impulsionados no evento: a Coca-Cola aproveitará o carnaval da Bahia para lançar nacionalmente uma linha de refrigerantes, informa Paulo Sérgio Oliveira, gerente de marketing da Norsa, fabricante e distribuidora da Coca-Cola na Bahia, Ceará, Rio Grande do Norte e Piauí.
Por causa da versatilidade, o carnaval é período propício para investimentos, principalmente nas grandes cidades, explica Publio Dias. "Vemos que as empresas investem forte, repetem a estratégia e, mais ainda, disputam o espaço no carnaval anualmente".
Embora várias ações possam ser implementadas, o professor acredita que há claramente dois modelos publicitários já consagrados no carnaval brasileiro.
"Enquanto no Rio e São Paulo as empresas compram fundamentalmente o espaço de mídia dos desfiles das escolas de samba, na Bahia e Pernambuco patrocinam o evento em si. No fim das contas, o que acontece é uma troca: as companhias oferecem o espetáculo e ganham em relacionamento com seu público-alvo", acredita.
Veículo: Jornal do Commercio