Teste também feito pela Pro Teste, este com bebidas à base de soja, mostra que esses produtos são uma opção saudável, uma vez que não têm gorduras, aditivos ou conservantes, mas não podem ser usados em substituição ao leite.
“Essas bebidas não têm a quantidade de proteínas e de cálcio presentes no leite e, portanto, não suprem as necessidades diárias desses nutrientes no organismo”, explica Fernanda Ribeiro, pesquisadora de alimentos da Pro Teste.
“Caso o consumidor não possa consumir leite por problemas de saúde ou qualquer outro motivo, deve escolher outros alimentos, mas não pode usar uma bebida com leite de soja como substituta do leite”, completa ela.
O teste mostrou também que o consumidor deve ficar atento ao rótulo para saber se o produto tem os chamados edulcorantes - adoçantes usados em bebidas -, pois a informação não aparece de forma clara.
A entidade analisou os produtos na versão sabor maçã.
A Pro Teste informou que notificará a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para que o órgão crie uma norma para estabelecer as quantidades de soja, fruta e açúcar e para definir de que forma esse tipo de bebida pode ser enriquecida com cálcio.
Foram nove marcas analisadas:
Mais Vita Yoki
Sollys
Purity
Ades
Batavo
Del Valle
Shefa
Su Fresh
Jandaia
Todas foram consideradas boas na avaliação final
veículo: Jornal da Tarde - SP