A fabricante de bebidas Molson Coors Brewing divulgou ontem uma queda de 44% no lucro líquido do quarto trimestre, uma vez que os gastos menores por parte dos consumidores pressionaram os volumes na gigante das cervejas e as flutuações no câmbio prejudicaram os resultados.
O lucro líquido da companhia caiu para US$ 96,8 milhões, ou US$ 0,44 por ação, no último trimestre, ante US$ 176,2 milhões, ou US$ 0,96, registrado no mesmo período um ano antes. O volume de cerveja vendido em todo o mundo caiu 4,2%%
Em uma entrevista para a Dow Jones Newswires, o principal-executivo da empresa, Peter Swinburn, disse que a companhia tem presenciado alguma estabilização dos volumes dos Estados Unidos em 2009. "Não estamos dizendo que somos à prova de recessão, somos resistentes à recessão", disse Swinburn.
A indústria da cerveja é tradicionalmente vista como defensiva durante as recessões, mas os resultados da Molson Coors - juntamente com uma queda de volume da sócia na joint-venture americana, a SABMiller, segunda maior cervejaria o mundo, divulgada recentemente - levantou dúvidas quanto a com que profundidade a crise econômica global vai prejudicar a indústria da cerveja
Veículo: Gazeta Mercantil