De olho no segmento de sucos à base de soja, que cresceu no ano passado quase 20% em volume, contra 3,9% do setor de bebidas não-alcoólicas como um todo, a Unilever está lançando hoje um suco Ades voltado para o público infantil.
A multinacional investiu R$ 25 milhões no desenvolvimento de uma nova formulação para o suco, que contará também com embalagens diferenciadas e foi batizado de Ades Nutrikids. "Os sucos para crianças terão acréscimo de vitaminas A e E, além de cálcio, ferro e zinco", explica Daniela Cachich, gerente de marca Ades, da Unilever.
Ainda de acordo com Daniela, esse é o maior investimento da Unilever neste ano em um único produto. O Ades é a principal marca da multinacional na área de alimentos e bebidas.
Além das embalagens tradicionais de 1 litro, a empresa também desenvolveu uma versão de 200 ml para a lancheira da garotada. Os sucos serão oferecidos nos sabores uva, laranja, chocolate e morango. Atualmente, as embalagens de até 250 ml representam 14% do mercado de sucos. Já entre as bebidas de leites saborizados, as caixinhas de até 250 ml são maioria, com participação de 83% do mercado.
Dados da Nielsen mostram que o segmento de sucos à base de soja movimentou no ano passado R$ 672,8 milhões, com a venda de 209 milhões de litros, uma alta de 21,8% em valor e 19,3% em volume em relação a 2007. O Ades detém 63,4% de participação de mercado.
Os sucos à base de soja ainda têm pequena representatividade no setor de bebidas não-alcoólicas, principalmente se comparados aos refrigerantes, que movimentaram R$ 20,6 bilhões em 2008. Porém, foi a categoria que mais cresceu em faturamento (21,8%) e a que teve o segundo maior desempenho em volume (19,3%), atrás apenas das bebidas energéticas.
"No ano passado, 2 milhões a mais de lares brasileiros passaram a consumir suco à base de soja por causa da praticidade, busca por uma vida saudável e aumento da renda", diz Filipe Abolafio, consultor da Nielsen.
Outro fator que tem impulsionado a demanda é a redução de preço. Houve uma queda real de 3,4% no valores cobrados em 2008.
Já o Ades Nutrikids será comercializado com preço maior do que a bebida destinada ao público adulto. "Esse é um produto com mais nutrientes", explica Daniela.
Para exaltar os benefícios do novo produto, a Unilever inicia em abril campanhas publicitárias, produzidas pela Ogilvy, em TV, revistas e internet.
Antes desse, o último investimento da Unilever na linha Ades foi feito em setembro, com R$ 12,5 milhões destinados à criação de produtos voltados para o verão.
Veículo: Valor Econômico