As vendas do grupo fabricante de bebidas Campari no Brasil foram afetadas pela falta de estoque e caíram 4% no ano passado em relação a 2007, para € 76,6 milhões, segundo comunicado da empresa. O País representou 8,1% do total das vendas da companhia, que tiveram queda de 1,6% na comparação com 2007, para € 942,3 milhões.
Dentre as marcas da empresa no Brasil, a Dreher foi a que teve o desempenho mais afetado no ano passado por conta das mudanças tributárias implementadas pelo governo do Estado de São Paulo em fevereiro de 2008, segundo o comunicado da companhia.
As dificuldades econômicas provocadas pela crise financeira internacional afetaram a produção no último trimestre, especialmente no Brasil, informou a empresa, que tem sede em Milão, na Itália. No Brasil, além das marcas Campari e Dreher, o grupo comercializa ainda o uísque Old Eight, a vodca Skyy e firmou na última terça-feira um acordo operacional para produzir e comercializar o Cointreau.
No ano, o lucro operacional da fabricante de bebidas foi € 195,4 milhões, queda de 2,6% em relação ao ano anterior. O lucro líquido do grupo teve alta de 1,1%, para € 126,5 milhões.
Aquisições
Apesar do queda nas vendas, a companhia possui cerca de € 600 milhões para investir em aquisições, afirmou o principal executivo da Campari, Bob Kunze-Concewitz, ontem, em conferência com analistas.
De acordo com o executivo, o mercado está "muito interessante" para aquisições. No entanto, a companhia não vai comprar nenhuma empresa a não ser que consiga obter 10% de retorno do investimento, disse o executivo, que não comentou potenciais alvos.
Para 2009, Kunze-Concewitz informou que manterá a política da companhia de contenção de custos e foco na geração de caixa. Segundo o comunicado, a empresa espera uma redução nos custos de produção ao longo do ano.
Veículo: Gazeta Mercantil