Cachaça de alambique de Minas é apresentada em feira internacional

Leia em 2min 40s

Sebrae-MG apoia participação de três pólos do estado na 6ª Brasil Cachaça

 

Cerca de 200 produtores de cachaça de alambique das regiões de Ponte Nova, Salinas e Poço Fundo (veja quadro) serão representados na Brasil Cachaça 2009 – 6ª Feira Internacional da Cachaça, um dos mais importantes eventos de negócios do setor que começa nesta terça-feira (5/5), em São Paulo. Com o apoio do Sebrae-MG, os pólos estarão reunidos no estande Cachaças de Minas, um espaço de 49 metros quadrados. O evento termina dia 7 de maio, com expectativa de receber um público aproximado de 20 mil visitantes.

 

A Cooperativa dos Produtores de Cachaça e Derivados da Cana do Sul de Minas (Coopercasul), sediada em Poço Fundo, irá participar pelo terceiro ano consecutivo da Brasil Cachaça. Na última edição, em 2008, a cooperativa negociou a venda de 2 mil garrafas da marca Colinas do Sul para os EUA. "Nosso produto disputou com mais de 400 marcas e ficamos com a medalha de prata", informa Ivã Santana Vilela, vice-presidente da Coopercasul.

 

Apesar de avaliarem bem o sabor da Colinas do Sul, os compradores americanos fizeram algumas exigências em relação à embalagem para concretizarem a compra. "Estamos aguardando a definição deles em relação à garrafa e ao rótulo para finalizarmos a negociação", completa Vilela.

 

Desde 2005 a Coopercasul detém a marca Colinas do Sul. São 25 produtores cooperados, uma capacidade produtiva de 1,25 milhão de litros/ano e 160 empregos diretos gerados em cerca de 250 hectares de lavoura. "A maioria dos alambiques segue o modelo de agricultura familiar", pontua Vilela.

 

A organização dos produtores na cooperativa e o processo de melhoria gerencial já permite ao grupo planejar a expansão dos negócios. "Focamos nossas vendas em cidades turísiticas do Brasil, principalmente nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais. Nossa meta este ano é comercializar 500 mil litros. Em 2010 saltaremos para 1 milhão e, em 2011, para 1,5 milhão", comenta o presidente da Coopercasul.

 

Projeto Cachaça - Há quatro anos o Sebrae-MG desenvolve ações para melhorar a gestão de pólos produtores de cachaça de alambique e aumentar os negócios dos pequenos produtores do setor. Nos pólos de Ponte Nova, Salinas e Poço Fundo os trabalhos incluíram a adequação das instalações dos alambiques, padronização dos produtos, capacitação técnica e gerencial dos produtores. "Eles participaram de consultorias sobre o processo de fabricação, formação de preços, design de embalagens, além de feiras e rodadas de negócios para prospecção de mercados", resume Fernando Ataíde, analista de Agronegócio do Sebrae-MG.

 

Brasil Cachaça 2009, até 7 de maio, dia 6 e 7/5, das 14h às 19h - Somente Profissionais e 19h às 22h - Profissionais e Consumidores finais, no Transamerica Expo Center – São Paulo. Estande Cachaças de Minas | Marcas em exposição: Essência de Minas (Ponte Nova), Terra de Ouro (Salinas) e Colinas do Sul (Poço Fundo) | Produção total das três cooperativas: 2,5 milhões de litros/ano | Capacidade instalada: cerca de 5 milhões de litros/an. Principais mercados: MG, SP e RJ.

 

Veículo: Revista Fator Brasil


Veja também

Pepsi fracassa na tentativa de comprar engarrafadora

O Pepsi Bottling Group (PBG) rejeitou ontem a oferta apresentada em março para ser comprado pela PepsiCo, seu mai...

Veja mais
Produtores tentam popularizar o vinho

Estudo da Embrapa feito com consumidores de Porto Alegre, Recife e São Paulo mostra que público ainda asso...

Veja mais
Coca-Cola cresceu 4%

Em um ciclo que se estende desde o início de 2004, a Coca-Cola Brasil apresentou mais uma vez um crescimento trim...

Veja mais
ABInBev negocia empresa coreana

O fundo de investimentos americano KKR está na fase final da negociação com a maior cervejaria do p...

Veja mais
Sete refrigerantes têm substância cancerígena, revela pesquisa

Em uma pesquisa com 24 refrigerantes, a Pro Teste --Associação Brasileira de Defesa do Consumidor-- verifi...

Veja mais
Vinho nacional é destaque na Expovinis Brasil 2009

A qualidade dos vinhos brasileiros será ressaltada na Expovinis Brasil 2009, o maior encontro de winebusiness da ...

Veja mais
Cantu traz ao Brasil os champagnes Montaudon:a célebre marca do “M” vermelho

Importadora também apresenta rótulos franceses Xavier Vignon e o novo Pinot da Viña Ventisquero ...

Veja mais
Globalbev projeta para 2009 expansão de quase 115%

A meta da mineira Globalbev Bebidas e Alimentos Ltda, de ser reconhecida como uma das empresas mais rentáveis do ...

Veja mais
ABInBev conclui venda de ativo chinês

Maior cervejaria do mundo, a Anheuser-Busch InBev (ABInBev) completou a venda da fatia minoritária de 19,9% na ch...

Veja mais