A qualidade dos vinhos brasileiros será ressaltada na Expovinis Brasil 2009, o maior encontro de winebusiness da América Latina, que acontece de hoje até quinta-feira no Transamérica Expocenter, em São Paulo. Para a feira, considerada uma das maiores do setor de vinhos do País, o Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin) está levando uma delegação de 26 vinícolas brasileiras, sendo 21 vindas do Rio Grande do Sul e cinco do Vale do São Francisco, que estarão reunidas no espaço Vinhos do Brasil. "Viemos para buscar novos clientes, mostrando que o vinho brasileiro evoluiu tecnicamente e tem uma qualidade que compete com os estrangeiros", aposta o gerente de Marketing do Ibravin, Diego Bertolini.
Incluindo as vinícolas que não estarão ligadas ao estande do Ibravin, a feira contará com 35 empresas brasileiras. O número parece pequeno diante dos 250 expositores, mas já demonstra um grande crescimento. "No ano passado, apenas 11 vinícolas nacionais estiveram presentes de forma isolada", informa Bertolini. As empresas deverão tirar vantagem da grande quantidade de possíveis clientes que circulam no local. Somente no ano passado, 15 mil pessoas visitaram a feira.
Segundo Domingos Meirelles, diretor-geral da Exponor Brasil, empresa organizadora da Expovinis, o crescimento da participação nacional na feira reflete o potencial de expansão do mercado doméstico de vinhos. "O consumo per capita ainda é baixo, mas vem se expandindo, e há espaço para todas as empresas interessadas", explicou. Como parte da estratégia de ampliação do consumo vinícola no País, o Ibravin promoverá, às 17h, o lançamento da nova campanha institucional dos Vinhos do Brasil. Desenvolvida pela agência Escala, a campanha reflete o novo posicionamento dos vinhos e espumantes verde-amarelos.
Em relação aos produtos estrangeiros, o evento celebrará o Ano da França no Brasil recebendo uma delegação de 27 vinícolas de regiões como Borgonha, Champagne, Côte du Rhône, Alsace, Bordeaux, Caen e Corse reunidas pela embaixada francesa. Dentre os produtores, 24 estarão pela primeira vez no Brasil em busca de importadoras interessadas em distribuir seus vinhos.
Ainda da França, a Expovinis Brasil apresentará o Vins de Provence, ao lado de importantes investidores estrangeiros como os grupos da Alemanha (Weinexportkontor Baden Wuerttemberg), da Espanha (região de Castilla La Mancha), além dos já tradicionais blocos de produtores vindos da Itália, Portugal (regiões da Madeira e Lisboa), África do Sul e da Argentina (ProMendoza). Durante o evento, também acontecerá debates sobre a competição de vinhos nacionais com importados, contrabando, impostos, entre outros temas. Além disso, nessa edição, a grande atração das concorridas degustações será Dirceu Vianna Júnior, o único brasileiro a conquistar o título de Master of Wine, a mais ambicionada graduação do mundo do vinho.
Veículo: Jornal do Comércio - RS