As vendas de cerveja da Fomento Econômico Mexicano (Femsa) no Brasil tiveram alta de 1,9% no primeiro trimestre, comparado ao mesmo trimestre do ano passado, divulgou na semana passada a companhia, que, além da divisão de cerveja, possui também a engarrafadora Coca-Cola Femsa e uma rede de lojas no país de origem.
Dona das marcas Sol, Kaiser e Bavaria, a Femsa vendeu 2,5 milhões de hectolitros no País entre janeiro e março. No México, as vendas de cerveja foram 3% menores no período, 5,8 milhões de hectolitros. A queda foi causada em parte pelo aumento de 6,2% no preço médio cobrado no país, destacou a empresa. No Brasil, a evolução no volume ocorreu mesmo com o aumento nos preços.
Maior fabricante de bebidas da América Latina, a Femsa teve vendas totais de 43,2 bilhões de pesos mexicanos no trimestre, alta de 20% sobre mesmo período do ano passado. Por outro lado, o lucro líquido teve queda de 39%, de 1,2 bilhões de pesos, no primeiro trimestre de 2008, para 782 milhões.
A queda no lucro, apontou a empresa, ocorreu principalmente por perdas cambiais relacionadas ao declínio das moedas nos países em que atua e à elevação dos preços de matérias-primas devido ao câmbio. A desvalorização de 29% da moeda mexicana ante o dólar desde agosto, encareceu matérias-primas como grãos e adoçantes.
Na divisão Mercosul da Coca-Cola Femsa, formada por Brasil e Argentina, o lucro líquido no primeiro trimestre aumentou 53,1%, em relação ao mesmo período de 2008. De acordo com a empresa, o que impulsionou a alta foi a consolidação da Coca-Cola Femsa Minas Gerias (Remil), responsável por 25% do crescimento registrado.
Veículo: Gazeta Mercantil