Bebidas: Grupo japonês, que pagou ágio de 47% na aquisição, quer ser líder em cervejas e alimentos na Ásia e Oceania
As ações da Lion Nathan subiram 39% ontem depois que a segunda maior fabricante de cerveja da Austrália concordou em ser adquirida pela Kirin, fabricante de cerveja japonesa. A Kirin vai pagar 3,3 bilhões de dólares australianos (US$ 2,4 bilhões) pelos 53,9% da Lion Nathan que ainda não controla, num negócio que avalia toda a empresa alvo em 6,5 bilhões de dólares australianos.
A oferta em dinheiro está estabelecida em 11,50 dólares australianos por ação, mais distribuições intermediárias, elevando o total para 12,22 dólares australianos por ação, ou 3,5 bilhões de dólares australianos pelo capital total. Isso representa um ágio de 47% sobre o preço com que as ações da Lion Nathan estavam sendo negociadas antes da proposta da Kirin vir a público na semana passada.
A Kirin, que controla da Dairy Farmers, a segunda maior marca de leite da Austrália, e a National Foods, principal marca de sucos do país, está criando uma das maiores operações de produtos de consumo da Austrália.
Kazuyasu Kato, presidente-executivo da Kirin, disse que a estratégia da companhia é se tornar líder em cervejas, alimentos e saúde na Ásia e Oceania. A Kirin disse que seus negócios na Austrália têm prioridade nos planos.
Um comitê de diretores independentes da Lion Nathan recomendou a oferta, que ainda está sujeita à aprovação das autoridades reguladoras australianas. Investidores disseram que o ágio pago foi grande, acrescentando ser improvável o surgimento de uma oferta rival, uma vez que a Kirin já controlava 46,1% das ações da Lion Nathan. As ações da Lion Nathan fechara ontem em alta de 3,26 dólares australianos, para 11,57 dólares, depois de atingirem os 11,84 dólares durante o dia. As ações da Kirin fecharam em baixa de quase 2%.
Este ano, a Kirin apoiou a Lion Natham em sua mal-sucedida tentativa de aquisição da Coca-Cola Amatil, por 7,7 bilhões de dólares australianos, com o grupo japonês se oferecendo para comprar ações da Lion Nathan a 11,50 dólares australianos a unidade para ajudar no financiamento do negócio. Esse preço foi visto como uma referência do que o grupo japonês precisaria pagar para comprar a Lion.
Os fabricantes de cerveja do Japão estão ampliando seus negócios no exterior para compensar as vendas fracas no mercado doméstico, resultado do encolhimento e envelhecimento da população japonesa. O mercado de cervejas da Austrália também é atraente por ser dominado por apenas dois grupos, enquanto a força do iene tem encorajado as empresas japonesas a investirem fora do país.
Veículo: Valor Econômico