Kirin planeja aquisição na Austrália

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O grupo cervejeiro japonês Kirin esboçou ontem seus planos para se tornar um concorrente dominante no setor de bebidas da Austrália, ao fazer uma proposta pela Lion Nathan, a segunda maior fabricante de cerveja do país.

 

A Kirin quer comprar os 53,9% da Lion Nathan que ainda não possui, para reforçar sua carteira de produtos na Austrália. Ela já inclui a marca de leite Dairy Farmers e a National Foods, principal marca de sucos do país.

 

A Lion Nathan tem um valor de mercado de 4,4 bilhões de dólares australianos (US$ 3,1 bilhões). A participação restante que a Kirin pretende comprar está avaliada em 2,4 bilhões de dólares australianos, com base no último preço de fechamento da ação da Lion Nathan, de 8,31 dólares australianos.

 

As companhias japonesas vêm demonstrando grande interesse nas fabricantes de bens de consumo australianas. Elas querem crescer em mercados vizinhos como a Austrália por causa dos efeitos do envelhecimento e encolhimento da população japonesa sobre o consumo doméstico. No ano passado, a Asahi Breweries comprou a operação de produção de refrigerantes da Cadbury na Austrália por 550 milhões de libras (US$ 804 milhões), negócio ocorrido pouco depois de a Suntory ter comprado a Frucor, fabricante de bebidas energéticas, da Danone, da França.

 

Este ano, a Kirin apoiou a mal-sucedida tentativa da Lion Nathan de comprar a Coca-Cola Amatil (CCA), empresa negociada na bolsa de valores australiana, por 7,7 bilhões de dólares australianos. O negócio não deu certo porque a Coca-Cola, grande acionista e fornecedor da CCA, encerrou as discussões sobre a proposta. Na ocasião, a Kirin tentava comprar ações da Lion Natham a 11,50 dólares australianos a unidade para ajudar no financiamento do negócio.

 

Os negócios com as ações da Lion Nathan, cotadas na Austrália e Nova Zelândia, foram suspensos na manhã de ontem. A suspensão persistirá até um anúncio em relação à oferta ou até a abertura das bolsas na manhã de segunda-feira.

 

Veículo: Valor Econômico


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