A pequena cidade alemã de Erding, no coração da Baviera, vive quase exclusivamente em função de seu produto mais famoso: a cerveja Erdinger, literalmente uma weissbier, palavra germânica que quer dizer feita com trigo (embora também leve cevada), com 5% de teor alcoólico e aromas evocativos da banana, do cravo e da maçã cozida. Difere da pilsen, por exemplo, elaborada apenas com cevada. É considerada "cerveja natalina".
Com seu casario típico do sul da Alemanha, Erding fica a 50 minutos de trem, saindo da estação de Marienplatz, a famosa praça central de Munique. Não lhe faltam atrações. Mas a principal delas, sem dúvida, é a centenária cervejaria Erdinger Weissbräu. Atualmente, existem no mundo cervejas muito elaboradas, cada vez mais harmonizadas com pratos de alta gastronomia. A weissbier é uma das mais versáteis.
Por conter menos lúpulo, se comparada com a maioria das lagers alemãs, que são produzidas num processo de baixa fermentação, a cerveja de trigo proporciona uma sensação gustativa mais suave. O aroma é sempre frutado e sua coloração pode ir do amarelo-ouro ao chocolate, de acordo com as variedades de malte utilizadas
Veículo: Gazeta Mercantil