A cerveja está tirando consumidores de outros tipos de bebidas alcoólicas nos Estados Unidos por causa da recessão, e o vinho nacional do país está avançando sobre a fatia de mercado dos importados, segundo duas pesquisas realizadas com consumidores e a maior cervejaria do mundo. "Às vezes se pensa que as bebidas alcoólicas não são afetadas pela recessão, mas temos tido evidências significativas de mudanças nos hábitos de compra e relativo ao acompanhamento das refeições", disse Danny Brager, vice presidente da Nielsen, que pesquisou 5.000 consumidores de bebidas alcoólicas nos EUA.
As pessoas compram pacotes maiores de bebidas nacionais e estão menos "inclinadas a experimentar" novos produtos, disse ele em um comunicado à imprensa divulgado na semana passada. O gráfico do dia compara os preços da cerveja e do vinho norte-americano nos EUA de janeiro de 2008 a março de 2009, com base em índices de consumidor do Departamento de Estatística do Departamento do Trabalho dos EUA.
"Estamos sem dúvida vendo que alguns consumidores estão mudando para a categoria das cervejas, o que é bom para nós, e, dentro disso, substituindo as importadas e especiais pelas mais comuns", disse Carlos Brito, principal executivo da Anheuser-Busch InBev , fabricante da Budweiser. As margens de lucro vão "expandir" em um "ambiente de preços saudável nos EUA", disse ele, sem falar sobre os preços das commodities.
Veículo: Gazeta Mercantil