Desde que o isolamento social começou, em meados de março, por conta do coronavírus, o setor de bebidas tem sido fortemente afetado. A prova disso são os dados da Associação Brasileira de bebidas (ABRABE), que reúne todas as categorias de bebidas alcoólicas (destilados, cachaça, cerveja e vinhos). A queda média foi de 71% no faturamento das empresas associadas, na primeira quinzena de abril deste ano.
Mesmo assim, o setor tem buscado adotar algumas formas de colaborar com os seus parceiros e a sociedade, como forma de evitar a proliferação do vírus.
O primeiro passo foi a iniciativa que diversos fabricantes de bebidas alcoólicas tiveram ao adaptar a sua linha de produção e envase para ajudar hospitais, asilos e comunidades carentes a suprirem a demanda pelo álcool 70%. Segundo a ABRABE, até o momento já foram doados mais de 200 mil litros de álcool 70% pelas empresas associadas.
A segunda medida foi auxiliar os estabelecimentos, como bares e restaurantes, a se reerguerem após a crise, criando campanhas tanto de incentivo econômico aos estabelecimentos, como de aprimoramento para bartenders.
De acordo com Cristiane Foja, presidente-executiva da ABRABE, “iniciativas como essas refletem um setor unido e mobilizado, que soube agir rapidamente contra a crise e contribui para que o Brasil supere a COVID-19 com o menor impacto econômico e social possível”.
Algumas das ações realizadas
A Campari está usando parte de sua fábrica em Suape, em Pernambuco, para produzir álcool 70% e abastecerseis hospitais do estado, por três meses. Até agora, as instituições de saúde já receberam da Campari, 16 mil litros do líquido. Além disso, a empresa oferece suporte aos donos de estabelecimentos, por meio de ações com bares parceiros selecionados. Em parceria com a Heineken, também associada à ABRABE, o Grupo Campari promove o “Brinde do Bem”, programa voltado ao suporte econômico de bares e restaurantes.
Além do lançamento do “Brinde do Bem”- iniciativa que ajuda os bares, por meio da venda online de vouchers com valores pré-definidos, que podem ser usados pelos consumidores no fim da crise -, a Heineken pretende dobrar o valor de cada voucher vendido. A iniciativa conta também com o apoio do Grupo Campari.
Em parceria com a ONG Amigos do Bem, a Heineken está levando 500 mil garrafas de 500ml de água mineral a 130 comunidades vulneráveis dos estados de Pernambuco, Alagoas e Ceará, e forneceu seis mil cestas básicas, no valor de R$ 50 cada, para as regiões.
Junto à Unilever e outras empresas, o Grupo Heineken fornecerá também um lote especial do limpador Cif Higienizador + Álcool, às famílias de 210 comunidades do estado de São Paulo.
E nessa mesma direção, a Campari está usando parte da sua fábrica em Suape, Pernambuco, para produzir álcool 70% e abastecer seis hospitais do estado por três meses. Até agora, as instituições de saúde já receberam da Campari 16 mil litros do líquido.
Fonte: Super Varejo