Setor de bebidas alcoólicas se mobiliza contra a crise

Leia em 2min 30s

Desde que o isolamento social começou, em meados de março, por conta do coronavírus, o setor de bebidas tem sido fortemente afetado. A prova disso são os dados da Associação Brasileira de bebidas (ABRABE), que reúne todas as categorias de bebidas alcoólicas (destilados, cachaça, cerveja e vinhos). A queda média foi de 71% no faturamento das empresas associadas, na primeira quinzena de abril deste ano.

Mesmo assim, o setor tem buscado adotar algumas formas de colaborar com os seus parceiros e a sociedade, como forma de evitar a proliferação do vírus.

O primeiro passo foi a iniciativa que diversos fabricantes de bebidas alcoólicas tiveram ao adaptar a sua linha de produção e envase para ajudar hospitais, asilos e comunidades carentes a suprirem a demanda pelo álcool 70%. Segundo a ABRABE, até o momento já foram doados mais de 200 mil litros de álcool 70% pelas empresas associadas.

A segunda medida foi auxiliar os estabelecimentos, como bares e restaurantes, a se reerguerem após a crise, criando campanhas tanto de incentivo econômico aos estabelecimentos, como de aprimoramento para bartenders.

De acordo com Cristiane Foja, presidente-executiva da ABRABE, “iniciativas como essas refletem um setor unido e mobilizado, que soube agir rapidamente contra a crise e contribui para que o Brasil supere a COVID-19 com o menor impacto econômico e social possível”.

Algumas das ações realizadas


A Campari está usando parte de sua fábrica em Suape, em Pernambuco, para produzir álcool 70% e abastecerseis hospitais do estado, por três meses. Até agora, as instituições de saúde já receberam da Campari, 16 mil litros do líquido. Além disso, a empresa oferece suporte aos donos de estabelecimentos, por meio de ações com bares parceiros selecionados. Em parceria com a Heineken, também associada à ABRABE, o Grupo Campari promove o “Brinde do Bem”, programa voltado ao suporte econômico de bares e restaurantes.

Além do lançamento do “Brinde do Bem”- iniciativa que ajuda os bares, por meio da venda online de vouchers com valores pré-definidos, que podem ser usados pelos consumidores no fim da crise -, a Heineken pretende dobrar o valor de cada voucher vendido. A iniciativa conta também com o apoio do Grupo Campari.

Em parceria com a ONG Amigos do Bem, a Heineken está levando 500 mil garrafas de 500ml de água mineral a 130 comunidades vulneráveis dos estados de Pernambuco, Alagoas e Ceará, e forneceu seis mil cestas básicas, no valor de R$ 50 cada, para as regiões.

Junto à Unilever e outras empresas, o Grupo Heineken fornecerá também um lote especial do limpador Cif Higienizador + Álcool, às famílias de 210 comunidades do estado de São Paulo.

E nessa mesma direção, a Campari está usando parte da sua fábrica em Suape, Pernambuco, para produzir álcool 70% e abastecer seis hospitais do estado por três meses. Até agora, as instituições de saúde já receberam da Campari 16 mil litros do líquido.


Fonte: Super Varejo 


Veja também

Procura por bebidas alcoólicas aumenta na quarentena

Uma pesquisa realizada pelo Compre&Confie - rede de mercado online que realiza pesquisas de satisfação...

Veja mais
Dona da Ambev quer digitalizar o pequeno varejo

A Anheuser-Busch InBev (ABI), multinacional belga dona da Ambev, criou a Z.Tech, empresa de tecnologia que aposta em uma...

Veja mais
Ambev, Heineken, Coca-Cola e outras empresas se unem e investem R$ 370 milhões

Oito grandes empresas do setor de alimentos e bebidas firmaram uma coalizão para apoiar o pequeno varejo na reabe...

Veja mais
Coca-Cola e outros gigantes montam operação para ajudar pequenos varejistas

Depois de dois meses de “pausa publicitária”, a Coca-Cola vai voltar aos intervalos comerciais. A emp...

Veja mais
Ambev faz parceria para vender Biscoito Globo

A Ambev, através da marca de cerveja Antarctica, anunciou a criação de uma parceria com os Biscoito...

Veja mais
Isolamento dobra venda de bebidas alcoólicas pela internet

Desde a decretação da quarentena como medida para conter o avanço da pandemia da Covid-19, houve al...

Veja mais
De cerveja a drinques: as lives dedicadas ao mundo das bebidas

Longe dos olhos dos consumidores em um cenário de bares e baladas fechadas, marcas de bebida têm investido ...

Veja mais
Lucro da Ambev desaba 56% no 1° tri com impacto de Covid-19, despesas financeiras

A Ambev informou nesta quinta-feira um tombo de 55,9% no lucro líquido do primeiro trimestre sobre igual per&iacu...

Veja mais
AB InBev tem prejuízo no 1° trimestre, mas aponta sinais positivos na China e EUA

A Anheuser-Busch InBev (AB InBev), maior cervejaria do mundo, divulgou nesta quinta-feira que teve prejuízo l&iac...

Veja mais