A SABMiller, segunda maior fabricante de cerveja do mundo, reduziu sua previsão de crescimento na Europa, pois está sentindo o peso da recessão mundial sobre a demanda e o consumo em mercados como a Rússia e a Hungria está caindo.
As vendas de cerveja na Europa devem crescer de 2% a 4% ao ano em volume até 2013, menos que a previsão anterior de 4% a 6%, segundo informaram executivos da SABMiller a investidores em Londres, onde fica a sede da companhia. Eles projetam um crescimento superior ao do mercado.
O consumo per capita de cerveja está caindo na Europa Ocidental e em muitos países da Europa Oriental, à medida que se aproxima dos 90 a 100 litros por ano, mais ou menos o mesmo nível dos mercados maduros, informou a SABMiller. Nesse patamar, as fabricantes só conseguem manter o aumento da receita reajustando preços, cortando custos ou ganhando participação de mercado.
"Durante anos conseguimos superar nossas metas de volumes de vendas em 4% a 6%, mas agora estamos vendo uma moderação do crescimento, pelo menos por enquanto", disse Alan Clark, diretor-gerente da SABMiller para a Europa. "Quando os mercados amadurecem, o foco passa a ser a participação. Se não ganharmos mercado este ano, não conseguiremos estabilizar os volumes."
A Europa responde por 18% do volume de cerveja vendido pela SABMiller e 22% de seus lucros antes dos juros, impostos e amortização. A empresa estima que os mercados europeus em que opera voltarão a crescer em 2010, desencadeando um "forte retorno" do consumo, segundo Clark.
A cervejaria pretende elevar sua receita na Rússia e em mercados maduros da Europa concentrando esforços em marcas premium, que são mais lucrativas. A falta de crescimento dos volumes vendidos significou uma queda de 5% nos lucros das operações europeias, por causa dos altos custos e dos efeitos cambiais. A empresa vai gastar US$ 50 milhões em sua reestruturação na região este ano, com o objetivo de obter economias anuais de US$ 10 milhões em 2010 e US$ 25 milhões daí em diante.
Veículo: Valor Econômico