Aquisição da Amacoco, dona da marca Kero Coco, dá ao grupo americano cerca de 70% do mercado de água de coco no País
Rica em potássio, com poucas calorias, muitos nutrientes, livre de gordura e com alto poder hidratante, a água de coco vem registrando crescimento de vendas na casa dos três dígitos nos últimos dois anos nos EUA. Essa foi a principal motivação para a compra, pela americana PepsiCo, da empresa brasileira Água de Coco da Amazônia, a Amacoco. Fundada em 1995 no Pará, a Amacoco é dona das marcas Kero Coco e Trop Coco, que detêm mais de 70% de participação no segmento no Brasil.
O valor do negócio não foi divulgado. Mas a Amacoco faturou R$ 120 milhões em 2008, com venda de 40 milhões de litros de água de coco. O acordo de aquisição assinado ontem - que depende de aprovação do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) - prevê a compra das unidades de Petrolina (PE) e São Mateus (ES). Serão mantidas também garantias de fornecimento de água de coco de alta qualidade. A Amacoco possui uma das maiores plantações de coco do País, em Ananindeua (PA), cidade próxima a Belém, onde mantém 800 mil coqueiros. Outra fábrica, no mesmo município, seguirá nas mãos dos sócios fundadores da Amacoco, o grupo nordestino Sococo S/A e o mineiro Regon.
A intenção declarada da Pepsi, além de aumentar as vendas das marcas da Amacoco no Brasil, é conquistar o mercado internacional. "Estamos muito satisfeitos em ter a Amacoco na família PepsiCo", disse, em comunicado oficial, Massimo D?Amore, presidente da Divisão de Bebidas da PepsiCo para as Américas.
"A aquisição vai complementar nossos negócios e reforçar as nossas possibilidades de crescimento na América Latina e em outros países. Mesmo no recém-nascido mercado dos Estados Unidos para essa categoria, a água de coco apresenta um crescimento extraordinário."
A compra faz parte da estratégia que fez a Pepsi incomodar a sua arquirrival Coca-Cola, dona da mais valiosa marca de refrigerantes do mundo. A Pepsi chegou a ter valor na Bolsa de Nova York superior ao da Coca, justamente por ter adotado, a partir dos anos 90, uma diversificação de seu portfólio de bebidas, incluindo produtos como sucos, chás e águas. O mercado de refrigerantes enfrenta quedas de vendas nos EUA e Europa há quase uma década. Cresce apenas em países emergentes .
A PepsiCo tem em seu portfólio de bebidas e alimentos marcas globais como Frito-Lay, Quaker, Pepsi-Cola, Tropicana e Gatorade. A companhia está presente em mais de 200 países, faturou mais de US$ 43 bilhões em 2008 e emprega mundialmente cerca de 200 mil funcionários. No Brasil, a empresa existe desde 1953 e seus produtos são distribuídos em parceria com a AmBev.
Veículo: O Estado de S.Paulo