Para economizar, clientes trocam Stella pela Busch

Leia em 2min 10s

Nem as cervejas escaparam da mudança na preferência dos consumidores em favor de produtos mais baratos, segundo indicou ontem, quinta-feira, a maior cervejaria do mundo.

 

A AB-InBev, fabricante das marcas de cerveja Budweiser, Stella Artois e Beck´s, divulgou resultados financeiros acima das expectativas no segundo trimestre, mas alertou para a contínua desaceleração na demanda nesta segunda metade do ano.

 

Alguns consumidores vêm optando agora por marcas mais baratas, de acordo com a companhia. A mudança é uma reversão da tendência vista no setor nos últimos anos, na qual os consumidores optavam por marcas mais caras, com maiores margens de lucro.
"Estamos entrando na segunda metade de 2009 com um ritmo operacional forte, mas reconhecemos que muitos desafios permanecem", afirmou o executivo-chefe da empresa, Carlos Brito. "A indústria de cerveja não está imune às pressões econômicas", disse o executivo.

 

Para analistas, as cervejarias agora parecem estar no mesmo barco que outras empresas de bens de consumo, como Procter & Gamble e Unilever. Tradicionalmente capazes de cobrar preços mais caros por suas marcas, as duas agora lançam produtos mais baratos para concorrer com as marcas próprias e as redes varejistas de desconto.
"No longo prazo, a tendência é que o padrão de consumo melhore, mas esse movimentou se reverteu por enquanto", observou o analista Andrew Holland, da corretora Evolution Securities. A situação dificilmente melhorará até que a taxa de desemprego deixe de subir

 

As vendas totais de cerveja da AB-InBev, em volume, caíram 1,2% no segundo trimestre. Nos Estados Unidos, contudo, a receita avançou 2,4%, sustentada por aumentos de preços promovidos em 2008, pela queda no custo das commodities e das embalagens e nos cortes de despesas.

 

A cervejaria ressaltou que o aumento na receita foi ofuscado por um consumo "seletivo" de marcas mais baratas, como Busch e Natural. As marcas de melhor relação custo/benefício nos EUA representam cerca de 25% das vendas, em volumes, da Anheuser-Busch, unidade da AB-InBev no país.

 

Brito destacou que a cervejaria continuará a centrar-se em marcas mundiais de maior valor, como Budweiser, Stella Artois e Beck´s. Analistas dizem que a cervejaria parece estar atenta à piora no padrão de compra, com o lançamento no Reino Unido da versão chamada Stella Artois "4%". Ela é mais barata e tem menor teor alcoólico do que a Stella normal.

 

A AB-InBev registrou aumento de 22% no lucro do segundo trimestre, para US$ 1,35 bilhão. A receita total cresceu 1,4%, para US$ 9,5 bilhões. As ações da companhia fecharam ontem em baixa de 6% , a € 27,06.
 


Veículo: Valor Econômico


Veja também

Mercado de cerveja

Levantamento realizado pela Nielsen sobre o mercado de cervejas no mês de julho mostra que a líder AmBev de...

Veja mais
AmBev tem aumento de receita e lucro até junho

Um programa rígido de redução de custos e o câmbio ajudaram a AmBev (Companhia de Bebidas da ...

Veja mais
AmBev acena com aumento para cerveja

A gigante do setor de bebidas e fabricantes de diversas marcas de cervejas, como Skol e Brahma, Ambev, afirmou que a beb...

Veja mais
Preços de cervejas podem aumentar, diz AmBev

A AmBev, proprietária de marcas como Brahma e Antartica, informou hoje, 13, que estuda aumentar os preços ...

Veja mais
Lucro da AmBev cresce 34% no 2.º trimestre

A AmBev registrou um lucro líquido de R$ 1,37 bilhão no segundo trimestre, um crescimento de 34% em rela&c...

Veja mais
AmBev tem lucro maior, com amplo corte de custos

Com melhor performance operacional e despesas financeiras menores, a AmBev fechou o primeiro semestre com lucro lí...

Veja mais
PepsiCo fecha acordo para comprar 100% da Água de Coco da Amazônia

Depois de 60 dias de negociações, a PepsiCo, segunda maior fabricante de refrigerantes do mundo, anunciou ...

Veja mais
Pepsico compra a brasileira de água de coco Amacoco

A Pepsico, segunda maior fabricante de refrigerantes do mundo, anunciou ontem acordo para a compra da Amacoco, lí...

Veja mais
Pepsi compra a líder em água de coco no Brasil

Aquisição da Amacoco, dona da marca Kero Coco, dá ao grupo americano cerca de 70% do mercado de &aa...

Veja mais