A comercialização de vinhos gaúchos, responsáveis por cerca de 90% do mercado nacional, aumentou 14,25% de janeiro a agosto deste ano, em relação ao mesmo período do ano passado, de acordo com o Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin), com a venda de 145,5 milhões de litros de vinhos finos e de mesa. No mesmo período de 2008, foram vendidos 127,3 milhões de litros. Apesar do ano inspirar poucas comemorações, a venda de espumantes foi ainda maior, com alta de 20%.
Segundo avaliação do Ibravin, os principais fatores para explicar os dados positivos que devem espelhar o resultado do ano são a maior agressividade comercial das vinícolas e a consolidação do reconhecimento da qualidade crescente dos vinhos nacionais pelos consumidores brasileiros. Fatores que vão de encontro à estratégia da Miolo Wine Group.
Além disso, curiosamente, os índices podem ter sido influenciados pelo frio mais intenso no inverno e a adaptação dos consumidores em relação à Lei Seca.
No entanto, o Ibravin ressalta que, apesar desses números positivos, a comercialização de vinhos brasileiros "ainda amarga prejuízo em relação a anos anteriores, com uma retração média de 2,8%, entre 2004 e 2008.
Veículo: DCI