Mercado interno registra uma leve recuperação

Leia em 1min

A comercialização de vinhos gaúchos, responsáveis por cerca de 90% do mercado nacional, aumentou 14,25% de janeiro a agosto deste ano, em relação ao mesmo período do ano passado, de acordo com o Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin), com a venda de 145,5 milhões de litros de vinhos finos e de mesa. No mesmo período de 2008, foram vendidos 127,3 milhões de litros. Apesar do ano inspirar poucas comemorações, a venda de espumantes foi ainda maior, com alta de 20%.

 

Segundo avaliação do Ibravin, os principais fatores para explicar os dados positivos que devem espelhar o resultado do ano são a maior agressividade comercial das vinícolas e a consolidação do reconhecimento da qualidade crescente dos vinhos nacionais pelos consumidores brasileiros. Fatores que vão de encontro à estratégia da Miolo Wine Group.

 

Além disso, curiosamente, os índices podem ter sido influenciados pelo frio mais intenso no inverno e a adaptação dos consumidores em relação à Lei Seca.

 

No entanto, o Ibravin ressalta que, apesar desses números positivos, a comercialização de vinhos brasileiros "ainda amarga prejuízo em relação a anos anteriores, com uma retração média de 2,8%, entre 2004 e 2008.

 

Veículo: DCI


Veja também

Miolo abre leque de opções em vinhos

Superar o preconceito da elite e romper a resistência das classes C e D são os principais desafios assumido...

Veja mais
Miolo financia parte da compra da Almadén

A Miolo Wine Group está usando recursos próprios e financiamento bancário na aquisiçã...

Veja mais
Indústria de bebidas prevê crescer até 40% no fim de ano

Natal e verão elevam as vendas.Para atender à demanda maior, a indústria de bebidas antecipa a prod...

Veja mais
Vinhos nacionais conquistam consumidor

Elídio Lopes Cavalcante, fundador da Terroir Importadora de Vinhos, se prepara para produzir seu rótulo pr...

Veja mais
Refrigerantes: Receita estuda reduzir PIS/Cofins

A Receita Federal reconhece distorções isoladas na tributação de refrigerantes e estuda redu...

Veja mais
Almadén será marca de vinho popular da Miolo

A vinícola Almadén, de Santana do Livramento (RS), está mudando de donos pela terceira vez desde su...

Veja mais
Pernod Ricard vende a Almadén à vinícola Miolo

Uma das marcas mais tradicionais de vinho no Brasil, a Almadén, foi vendida ontem pelo grupo francês de beb...

Veja mais
Miolo compra Almadén

Grupo brasileiro adquire marca, produção e vinhedos e se torna a líder nacional em vinhos finosUm n...

Veja mais
Para brigar com os importados

O setor de vinho receberá uma injeção adicional de R$ 10 milhões para melhorar a sua cadeia ...

Veja mais